27.5 C
Brasília
Quinta-feira, Agosto 28, 2025
InícioDestaque Brasil27º CBCENF terá Oficina de Manejo da Amamentação

27º CBCENF terá Oficina de Manejo da Amamentação

Cada profissional de Enfermagem pode fazer a diferença apoio ao aleitamento materno. O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem vai oferecer, durante o pré-congresso, no dia 8 de setembro, Oficina de Manejo da Amamentação para Crianças Típicas, Atípicas e Comorbidades. Com carga horária de 4h, a oficina é voltada para profissionais de Enfermagem que atendem mães, bebês e família. 

Integrantes da Câmara Técnica de Enfermagem de Saúde do Neonato e Criança participaram nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de agosto, de oficina para atuar como facilitadores no 27º CBCENF.  A atividade integra as ações do Agosto Dourado, mês de sensibilização do Aleitamento Materno.

“A oficina é baseada nas metodologias Hands On, que são experiências de aprendizagem nas quais o profissional de saúde é o protagonista e o desenvolvedor, colocando a “mão na massa” para encontrar soluções”, explica a coordenadora da Câmara Técnica, Ivone Amazonas. 

O aleitamento materno está associado a uma redução de até 13% na mortalidade infantil, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde. Evidências científicas comprovam que a amamentação, quando exercida de forma exclusiva até os 6 meses e complementada com alimentos apropriados até os 2 anos de idade ou mais, tem grande potencial transformador no crescimento, no desenvolvimento e na prevenção de doenças na infância e idade adulta e promoção não apenas da sobrevivência infantil, mas do pleno desenvolvimento do ser humano. 

“Apoiar a amamentação é um compromisso ético e profissional da Enfermagem, sejam na Atenção Primária à Saúde, nas maternidades ou nos Bancos de Leite”, reforça Ivone Amazonas.  A atuação da Enfermagem na rede de Banco de Leite Humano e Coleta é regulamentada pela resolução Cofen 741/2024.

Fonte: Ascom/Cofen – Clara Fagundes

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES