28.5 C
Brasília
Quinta-feira, Setembro 19, 2024
InícioDestaque BrasilReunião consolida avanços na inclusão de prescrições de enfermeiros no Programa Farmácia...

Reunião consolida avanços na inclusão de prescrições de enfermeiros no Programa Farmácia Popular

Nesta quinta-feira (22/08), o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) participou de uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (DIVISA/DF), o Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), o Sindicato dos Farmacêuticos de Brasília (Sindifar-DF) e o deputado Jorge Vianna (PSD). O encontro teve como objetivo discutir e consolidar a aplicação da Lei nº 7.530, sancionada pelo Governo do Distrito Federal, que assegura aos enfermeiros a prerrogativa de prescrever medicamentos em programas de saúde pública e rotinas aprovadas por instituições de saúde.

Durante a reunião, foram reafirmadas as orientações da Anvisa para a aceitação das receitas prescritas por enfermeiros, reforçando a necessidade de cada farmácia realizar um inventário interno e reter a receita nos casos de agentes antimicrobianos. A DIVISA/DF se comprometeu a publicar uma nota oficial autorizando a prática, enquanto o Conselho Regional de Farmácia já confirmou a obrigatoriedade de cumprimento da lei por todos os estabelecimentos.

Ainda aguarda-se o parecer jurídico do Ministério da Saúde para a inclusão das prescrições de enfermeiros no Programa Farmácia Popular, atualmente limitado apenas a prescrições médicas. A recente reunião entre o Coren-DF e o Ministério da Saúde trouxe perspectivas promissoras, com a expectativa de que o parecer seja emitido em breve, abrindo caminho para a ampliação das prescrições no programa.
O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, destacou o compromisso do Conselho em atualizar a lista de antibióticos que podem ser prescritos por enfermeiros e compartilhar essas informações com o sindicato. “Essa conquista marca um momento histórico para a Enfermagem. Saímos dessa reunião com a Anvisa com a certeza de que a lei está do nosso lado: os enfermeiros podem prescrever medicamentos, e as farmácias são obrigadas a aceitar essas prescrições. Estamos mais unidos do que nunca com os parlamentares, conselhos e sindicatos para garantir os direitos da nossa categoria.”

A Lei nº 7.530, sancionada em 16 de julho de 2024, foi proposta pelo conselheiro regional e deputado distrital Jorge Vianna (PSD-DF) e reforça uma prerrogativa já assegurada pela Lei do Exercício Profissional (7.498/86), mas que ainda enfrentava resistência por parte das farmácias privadas. A lei prevê penalidades para os estabelecimentos que recusarem a aceitação das prescrições de enfermeiros, incluindo multas e suspensão da licença de funcionamento.

A expectativa é que o parecer do Ministério da Saúde seja a peça final para a inclusão das prescrições de enfermeiros no Programa Farmácia Popular, um passo decisivo para a valorização da enfermagem e a ampliação do acesso à saúde no Distrito Federal.

Fonte: Ascom/Coren-DF

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES