18.5 C
Brasília
Sexta-feira, Setembro 20, 2024
InícioDestaque BrasilSOS Chuvas: Relatório detalha apoio aos profissionais de Enfermagem atingidos pelas enchentes...

SOS Chuvas: Relatório detalha apoio aos profissionais de Enfermagem atingidos pelas enchentes no RS

SOS Chuvas: quase 95% das cidades gaúchas foram afetadas pelas enchentes

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), divulgou nesta quarta-feira (28) o relatório das ações empreendidas pela iniciativa SOS Chuvas, que monitorou e prestou apoio solidário aos profissionais de Enfermagem atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

De acordo com o relatório, foram atendidos 3.943 profissionais de Enfermagem, com 55% deles recebendo orientações e doações, bem como apoio emocional e administrativo, incluindo a isenção ou restituição de anuidades para mais de 7.800 profissionais afetados. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 446 (90% do total) relataram problemas causados pelas chuvas. Desses, 131 utilizaram a plataforma SOS Chuvas para solicitar ajuda, e 82 já receberam doações de insumos.

As ações solidárias de apoio são uma iniciativa voluntária e humanitária do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e de instituições parceiras, destinadas exclusivamente aos profissionais de Enfermagem. A ERR, instituída pela Portaria Cofen nº 1017/2022, desenvolve ações que oferecem condições de atuação seguras para a categoria nas regiões afetadas pelas chuvas.

As equipes que atuaram no SOS Chuvas foram compostas por profissionais dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, além da Equipe de Resposta Rápida do Cofen. O Coren-MG auxiliou no acolhimento telefônico na Central de Ajuda Humanitária.

A iniciativa mobilizou um total de 161 profissionais, dos quais 128 atuaram presencialmente nas áreas afetadas, enquanto 33 colaboraram na Central de Acolhimento. A logística da operação contou com a distribuição de insumos como alimentos, itens de higiene pessoal e roupas, com o apoio da Cruz Vermelha-RS e do Rotary Internacional. Em Porto Alegre, foram montados kits de auxílio que foram distribuídos conforme as necessidades identificadas pela Central de Ajuda Humanitária do Coren-RS.

Em parceria com a Cruz Vermelha-RS, foram recebidos 114.871 kg de insumos, sendo 108.300 kg encaminhados aos profissionais de Enfermagem e seus familiares, enquanto o restante foi destinado a instituições filantrópicas ou devolvido à Cruz Vermelha-RS. Ainda houve distribuição de 581 pares de tênis aos profissionais.

Além dos insumos materiais, o relatório também detalha a gestão financeira das doações recebidas, que somaram mais de R$ 36.000. Desse montante, R$ 28.987,57 foram utilizados para sustentar a infraestrutura logística necessária para as operações. O saldo remanescente será destinado a futuras ações de ajuda humanitária, conforme decidido pelo Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul. As doações financeiras foram realizadas por meio de uma parceria entre o Cofen e o Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (COBEEM), instituição sem fins lucrativos.

SOS Chuvas

A ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem acometidos pela calamidade no estado se deu com apoio da Equipe de Resposta Rápida do Cofen. O grupo atua durante um determinado período nas situações de catástrofes, atendendo todo o Brasil. Com o suporte do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, o Coren-RS recebeu auxílio de veículos e colaboradores de outros Conselhos Regionais para assegurar que as doações fossem repassadas à Enfermagem.

Um Gabinete de Crise foi instalado na sede do Coren-RS, em Porto Alegre. Com base nas informações coletadas, a equipe realizou o mapeamento da situação para priorizar as ações de solidariedade e suporte aos colegas da categoria. Os dados sistematizados permitiram que o grupo entrasse em contato com as vítimas, avaliasse as necessidades individuais e desenvolvesse as ações de suporte apropriadas.

Enfermagem Solidária

Outra iniciativa do Cofen e do Coren-RS é o projeto Enfermagem Solidária. Trata-se de um serviço gratuito de apoio emocional para profissionais da categoria e familiares atingidos pelas chuvas. O acesso é pelo aplicativo CofenPlay e o atendimento é das 09h às 22h, todos os dias. Há opção de agendamento e atendimento emergencial de acordo com a disponibilidade de horário.

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES