O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) divulga material publicado pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) sobre a importância de líderes sindicais levantarem suas vozes em prol da justiça ambiental antes da COP16. A Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD), considerada a mais importante do mundo sobre biodiversidade, será realizada em Cali, na Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro de 2024.
No segundo semestre, o Brasil enfrentou uma das maiores queimadas em 14 anos, com estados como Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins liderando os focos de incêndio. A fumaça liberada na atmosfera afetou a vida de milhares de pessoas e, em São Paulo, o período de seca contribuiu para o aumento de mortes devido à síndrome respiratória aguda grave.
Nesse contexto, o sindicato têm uma voz ativa não apenas na luta pelos direitos trabalhistas, mas também na justiça ambiental e na preservação da biodiversidade, reforçando a importância de um ambiente saudável para todos.
Enfermeiras/os, em especial, podem contribuir para a formulação de políticas públicas, sendo um motor para a implementação de projetos que protejam e conservem a natureza. Além disso, suas ocupações merecem todas as garantias trabalhistas necessárias.
A proteção dos recursos naturais é fundamental para manter o equilíbrio ecológico, a saúde do planeta e a sobreviência humana na terra.
Juntos somos mais fortes!