
O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (27º CBCENF) terá em sua programação, no dia 11 de setembro, às 9h, na área externa do Centro de Convenções de Salvador, uma simulação realística de atendimento a múltiplas vítimas. A ação contará com a participação das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que atuarão com ambulâncias de suporte básico e avançado de vida, motolâncias, além do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) e do Corpo de Bombeiros, que disponibilizarão aeronaves de suporte avançado de vida.
O objetivo da atividade é proporcionar aos participantes do congresso uma visão abrangente sobre o atendimento a múltiplas vítimas, contemplando aspectos como a segurança da cena, classificação rápida das vítimas, emprego adequado dos recursos disponíveis e deslocamento para unidades de saúde.
Segundo o coordenador do Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências em Saúde Pública do Cofen, Silvio Queiroz, a atividade reforça o papel essencial da Enfermagem em cenários de crise.

“O atendimento a múltiplas vítimas é de extrema importância, pois exige organização, rapidez e eficiência das equipes para reduzir o número de óbitos e sequelas. Nesses cenários, a atuação da Enfermagem é determinante, tanto na triagem inicial quanto na estabilização e transporte dos pacientes. A vivência em simulados permite que os profissionais estejam preparados para atuar com segurança e precisão em situações reais, nas quais cada minuto pode ser decisivo para salvar vidas”, destacou Silvio.
A preparação para o simulado incluiu uma visita técnica, realizada nesta quarta-feira (27), ao Centro de Convenções e à sede do SAMU de Salvador. Participaram do encontro a conselheira do Coren-BA, Ana Cléa, a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do SAMU-Salvador, Nadja Magali Gonçalves, o coordenador-geral do SAMU, Ivan Paiva, além de outros integrantes da comissão organizadora, com o objetivo de alinhar parcerias e assegurar a excelência da atividade.
27º CBCENF – O Congresso será realizado de 8 a 11 de setembro de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O tema deste ano é: “Tecnologias e inovações em Enfermagem: qualidade, eficiência e segurança do cuidar”.
A Bahia figura entre os estados com maior número de trabalhadores na área da Enfermagem. São 179.137 mil profissionais registrados, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes, o que reforça a sua importância no cenário nacional da saúde.
Fonte: Ascom/Cofen