O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, recebeu nesta quinta-feira (28) o coordenador do Movimento Nacional Saúde pela Democracia + SUS + Brasil, Ronald Ferreira dos Santos. O encontro teve como objetivo aproximar a Enfermagem das pautas mais amplas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Democracia, estabelecendo um diálogo direto entre essas agendas e as lutas específicas da categoria.
Segundo Ronald Ferreira dos Santos, a união entre os movimentos é estratégica para a construção de um sistema de saúde público e democrático cada vez mais forte. “Acreditamos que a Enfermagem tem um papel central na defesa do SUS e da Democracia. Ao mesmo tempo em que fortalece esta luta, a própria categoria também amplia sua voz e assegura conquistas. É uma via de mão dupla, em que o SUS ganha com a força da Enfermagem, e a Enfermagem ganha ao estar integrada em um movimento nacional pela democracia e pela saúde pública de qualidade”, destacou.
O presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou a importância de integrar as agendas da Enfermagem às pautas nacionais em defesa do SUS. “Temos convicção de que a Enfermagem é protagonista nesse processo. A luta pela valorização da categoria está diretamente conectada à luta pelo fortalecimento do SUS e da Democracia. Unindo forças, conseguimos dar mais visibilidade às nossas demandas e, ao mesmo tempo, contribuir para que o Brasil tenha um sistema de saúde cada vez mais justo, universal e de qualidade”, afirmou.
O diálogo marca mais um passo na articulação institucional do Cofen com movimentos sociais e políticos que atuam em defesa do SUS, da democracia e da valorização dos profissionais de saúde.
Fonte: Ascom/Cofen