16.5 C
Brasília
Terça-feira, Setembro 9, 2025
InícioDestaque BrasilTecnologias no cuidado ampliam possibilidades no enfrentamento ao HIV, hepatites e ISTs

Tecnologias no cuidado ampliam possibilidades no enfrentamento ao HIV, hepatites e ISTs

Dinâmica interativa levou os participantes a refletirem sobre a aplicação prática dessas tecnologias no enfrentamento do HIV, das hepatites virais e das demais condições contempladas no tema

O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) abriu espaço, nesta segunda-feira (8/9), para um debate sobre o papel das tecnologias no cuidado de Enfermagem no contexto do HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e da transmissão vertical. A atividade contou com duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde, reunindo centenas de congressistas.

A palestra foi conduzida por consultores técnicos do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) do Ministério da Saúde, todos enfermeiros com experiência direta nas políticas públicas de enfrentamento. Estiveram presentes Aline Pilon, João Vitor Mota, Victor Oliveira, Daniele Gomes Dell Orti, Ítalo Vinícius Albuquerque Diniz, Aparecida Morais Lima, Leonor Henriette de Lannoy, Roseanne Nunes Barbosa e Elton Carlos de Almeida.

A palestra foi conduzida por consultores técnicos do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) do Ministério da Saúde

Os palestrantes destacaram como as inovações tecnológicas vêm qualificando a assistência, desde protocolos clínicos atualizados e ferramentas digitais de monitoramento até estratégias educativas voltadas à população. A atividade contou ainda com uma dinâmica interativa, que levou os participantes a refletirem sobre a aplicação prática dessas tecnologias no enfrentamento do HIV, das hepatites virais e das demais condições contempladas no tema.

A discussão reforçou que a Enfermagem desempenha papel estratégico na prevenção, diagnóstico precoce, acompanhamento e adesão ao tratamento dessas doenças. Com a maior proximidade com os usuários nos serviços de saúde, os enfermeiros são fundamentais para implementar tecnologias de cuidado, ampliar o acesso à informação e reduzir desigualdades no enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis.

Fonte: Acom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES