Uma proposta tecnológica voltada à promoção da saúde indígena no Amazonas, desenvolvida por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), alcançou o 3º lugar na mostra de trabalhos científicos do 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em Salvador (BA), de 8 a 11 de setembro.
Os estudantes Amanda Barcellos, Amanda Valente, Beatriz Castro, Isabelle Viana e Janderson Barros apresentaram o aplicativo MATÜ HEALTH, que propõe o uso de dispositivos tecnológicos para monitoramento da saúde indígena. O trabalho foi inscrito como “TIKUNA – Tecnologia inclusiva para saúde em áreas remotas e multiculturais” e concorreu no Eixo 3: Inovação para comunidade e populações vulneráveis: saúde global e sustentabilidade.
A presidente do Coren AM e docente da UFAM, enfermeira Maria Alex Sandra, que também atuou como orientadora do grupo, ressaltou a relevância da conquista:
“Esse resultado mostra a força da Enfermagem amazonense e o quanto nossos acadêmicos estão preparados para inovar e propor soluções que respeitam a diversidade cultural e a realidade da nossa região. O 3º lugar no maior congresso de Enfermagem da América Latina é motivo de orgulho para o Coren-AM e um estímulo para que mais estudantes acreditem no poder transformador da ciência e da tecnologia aplicadas ao cuidado”, destacou.
Fonte: Coren-AM