A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) esteve no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para discutir parceria em atuação estratégica dos enfermeiros nas emergências de saúde pública, reforçando o papel da Enfermagem no cuidado à vida e na resposta a desastres e crises sanitárias.
A integração permite alinhar normatizações, padrões assistenciais, protocolos de atuação e critérios de mobilização dos profissionais de Enfermagem, garantindo que, em missões emergenciais, o atendimento seja qualificado, seguro e homogêneo em todo o país.
“A proposta é fortalecer a integração entre o Cofen e a Força Nacional do SUS na elaboração e atualização de normas que orientem a atuação da Enfermagem em todos os cenários adversos, tendo em vista as atuações em conjunto das equipes de resposta rápida nos mesmos desastres”, destaca Eduardo.
O ouvidor relata que participou como instrutor do primeiro curso do serviço aeromédico da FN-SUS, que aconteceu em Terra Alta no Pará, atuação promissora que visa beneficiar a categoria e fortalece a resposta do SUS em situações de desastres.
O Cofen representa mais de 3,2
milhões de profissionais de Enfermagem e que adquirir experiência na regulamentação e capacitação da categoria agrega expertise técnica e normatizadora. Por outro lado, a FN-SUS é o braço operacional do Ministério da Saúde que atua diretamente em campo, mobilizando equipes para prestar assistência onde o sistema local está fragilizado.
Para celebrar o início da parceria institucional, o encontro contou com a presença das enfermeiras representantes da Força Nacional do SUS, Amanda Dantas e Conceição Mendonça.
Fonte: Ascom/Cofen