O Memorial Anna Nery e o Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) integram a programação da 19ª Primavera dos Museus, evento que tem como tema central os impactos das mudanças climáticas e o papel dos museus diante desse cenário. A iniciativa representa uma oportunidade de valorizar o espaço cultural e destacar ações que dialogam com os desafios ambientais e sociais da atualidade.
O debate evidenciou o papel da categoria na promoção da saúde, no cuidado, na adaptação de pacientes aos impactos ambientais, na educação comunitária e na defesa de políticas públicas, destacando também a importância da formação acadêmica e da liderança da Enfermagem para garantir um futuro mais resiliente.
Ao promover justiça socioambiental, os museus reafirmam sua relevância como espaços vivos, críticos e necessários, capazes de sensibilizar, mobilizar e colaborar com a sociedade na construção de respostas aos desafios urgentes do presente e do futuro. Nesse contexto, o evento proporcionou um momento de trocas, conhecimento e valorização da historicidade da profissão.
Durante a programação, o público também pôde conhecer o Guia de Bolso sobre mudanças climáticas, material que orienta profissionais da saúde em suas práticas diante dessa realidade emergente.
19º Primavera dos Museus
É um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, que ocorre no início da primavera, em setembro. O objetivo é intensificar a relação entre os museus e a sociedade, reforçando a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Nesta edição, o tema é “Museus e mudanças climáticas”, que destaca o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente à crise climática.
A Primavera dos Museus conta com mais de mil atividades, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas. A abertura oficial ocorreu no dia 22 de setembro, no auditório do Museu dos Correios, em Brasília, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de outras autoridades, gestores culturais, especialistas e sociedade civil.
O evento ocorre até dia 28, mas a ação educativa no Memorial Anna Nery se estende até dia 30, com o tema “Adiar o fim do mundo é preciso”. O trabalho foi desenvolvido pelo Núcleo Asa- Aventura Sempre Alegre, que faz parte do Grupo Bandeirantes do Brasil, que integra jovens do município de Governador Mangabeira-BA.