29.5 C
Brasília
Sexta-feira, Outubro 3, 2025
InícioDestaque BrasilCofen delibera criação de Grupo de Trabalho em Enfermagem na Saúde do...

Cofen delibera criação de Grupo de Trabalho em Enfermagem na Saúde do Homem

Enfermeiro Anderson Reis, conselheira federal Helga Bresciani, presidente do Cofen, Manoel Neri e enfermeira Rita Dias

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, na última sexta-feira (26/09), um coletivo de enfermeiros de várias regiões do Brasil para discutir a criação do Grupo de Trabalho em Enfermagem na Saúde do Homem, uma iniciativa voltada para fortalecer a atuação da categoria em uma área considerada estratégica e ainda pouco reconhecida no país.

Segundo dados apresentados durante a reunião, a expectativa de vida dos homens no Brasil é menor do que a das mulheres, e eles apresentam maior mortalidade por causas evitáveis. Estatísticas nacionais apontam que, a cada três adultos que morrem no país, dois são do sexo masculino, em decorrência de violências, causas externas e doenças crônicas não controladas. 

Apesar disso, a Enfermagem já vêm desempenhando papel central no cuidado à população masculina, conduzindo consultas, protocolos clínicos, ações de educação em saúde, rastreamento de agravos e estratégias de acolhimento. 

Durante o encontro foram destacados os impactos da ausência de reconhecimento oficial, como a fragmentação do cuidado, a baixa inserção do tema nos currículos de graduação e pós-graduação, e a invisibilidade dos profissionais que já atuam nessa área. Também foi ressaltada a dificuldade de consolidação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que demanda maior protagonismo da Enfermagem.

“A Enfermagem brasileira tem um compromisso com a promoção da saúde em todas as fases da vida e para todos os públicos. Então não se trata apenas de um pleito corporativo, mas de um compromisso ético e social da categoria com a redução das iniquidades em saúde”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A medida estaria alinhada às recomendações internacionais e ao papel central da Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS). Países como Austrália, Canadá, Irlanda e Inglaterra já avançaram no desenvolvimento de políticas específicas para a saúde do homem, reconhecendo o protagonismo da categoria na linha de frente do cuidado.

O coletivo também anunciou que realizará um levantamento nacional para avaliar os avanços e desafios após os 15 anos da PNAISH e, atualmente, está realizando uma pesquisa sobre o estudo e delineamento do tema. O objetivo é subsidiar tecnicamente a formulação da especialidade e contribuir com a elaboração de uma Nota Técnica e uma Resolução a serem apreciadas pelo Cofen.

“Estamos acompanhando a expansão da área da Saúde do Homem junto ao Ministério da Saúde, principalmente agora, às vésperas de ter a publicação de um documento muito importante que é o Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens. Um documento ordenador, especialmente para os profissionais que atuam na Atenção Primária”, explicou o enfermeiro e professor da Universidade Federal da Bahia, Anderson Reis

Anderson também destacou que a criação do GT pode delimitar melhor os postos de trabalho que os profissionais podem ocupar, demonstrando onde estão e o que fazem, qualificando ainda mais a área de atuação e os incentivando a assumir papéis de liderança e estimulando a solidariedade.

A proposta apresentada pelo coletivo deverá ser avaliada e aprovada pela próxima Reunião Ordinária da Diretoria, em outubro.

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES