29.5 C
Brasília
Sexta-feira, Outubro 3, 2025
InícioDestaque BrasilEnvelhecer com dignidade não é privilégio, é direito

Envelhecer com dignidade não é privilégio, é direito

No Brasil, 35 milhões de pessoas já são idosas, o equivalente a 16% da população com mais de 60 anos. O Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado dia 1º de outubro, com o lema: “Idosos impulsionando ações locais e globais: nossas aspirações, nosso bem-estar e nossos direitos”, visa sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e promover o bem estar desta etapa da vida.

Segundo dados da ONU, até 2080 haverá mais gente com 65 anos ou mais no mundo do que o número total de menores de 18 anos. A pesquisa ainda estima que o número de cidadãos com 80 anos ou mais também está crescendo, e pode ultrapassar a quantidade de crianças até 2030.

Entendendo essa tendência, desde 2024, o Cofen conta com a Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso (CTEASAAI). “Dentro dela tratamos sobre políticas públicas direcionadas a esses ciclos de vida, a fim de assegurar qualidade de trabalho àqueles com mais de 60 anos que continuam na ativa, impactando positivamente a saúde da sociedade brasileira”, afirma a conselheira federal Betânia Santos.

Betânia Santos ressalta que o foco na atenção a pessoas idosas é promover qualidade de vida, investir em um envelhecimento com dignidade. “Não é privilégio, é direito”, afirma.

Webinar

Para celebrar a data, no dia 9 de outubro de 2025, será realizado o webinário “Considerações sobre Violência contra a Pessoa Idosa – Idade pede cuidado, não violência”. O evento será transmitido ao vivo pelas plataformas CofenPlay e YouTube do Cofen, com duração estimada de 1h30.

O formato será de entrevista, reunindo representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Associação das Mulheres por Equidade (AME), da Inventividade e de instituições parceiras, para promover um diálogo intersetorial sobre os desafios éticos e legais no atendimento à pessoa idosa.

O objetivo é esclarecer dúvidas comuns sobre a violência contra pessoas idosas, orientar sobre como agir em situações dessa natureza e enfatizar a importância da prevenção da violência ao longo do curso de vida (60+), com foco na garantia de direitos e no cuidado integral.

Fonte: Ascom/Cofen – Mariana Abuchain

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES