Redação PDNews
A direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) se reuniu, na quarta-feira (1/Out), com técnicos da Secretária de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC-DF), para tratar de pautas de reivindicações de servidores da Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Dentre essas, a necessidade urgente de novas nomeações e reajuste para corrigir defasagem do auxílio-alimentação.
Durante o encontro, a direção do Sindate-DF apresentou um estudo que evidencia o déficit de profissionais na SES-DF. Além de reforçar a urgência na nomeação dos técnicos em enfermagem aprovados em concurso para mitigar a sobrecarga de trabalho e assegurar a qualidade do atendimento à população.
Atualmente, as nomeações estão suspensas em decorrência de contingenciamento orçamentário imposto ao Governo do Distrito Federal (GDF). O que de acordo com a posição de Carvalho, a situação deve ser normalizada a partir de dezembro, Segundo informações do Sindate-DF, o que pode possibilitar a chamada de novos servidores.
Outro ponto abordado foi a defasagem do auxílio-alimentação. O Sindate-DF solicitou formalmente a abertura de um estudo técnico para viabilizar um reajuste, buscando equiparar o benefício aos valores pagos a outras categorias do serviço público distrital.
Outras ações
Além das pautas prioritárias, foram discutidas outras demandas da categoria, como a Gratificação de Movimentação (GMOV) e a gratificação de visita. Temas que devem ser discutidos diretamente com a categoria, por parte do Sindate-DF, em assembleias regionais para fortalecer a participação dos servidores nas decisões e na construção das futuras ações do sindicato.
O Sindate-DF informou que continua a acompanhar de perto cada uma das pautas apresentadas, com o objetivo de garantir avanços concretos e a valorização dos profissionais da saúde do Distrito Federal.