Entre os dias 21 a 24 de outubro, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu o treinamento voltado à implementação do Módulo de Processos Éticos do Sistema Integrado de Gestão em Enfermagem (SIGEN). O evento contou com a participação de representantes de 12 Conselhos Regionais de Enfermagem, incluindo coordenadores das áreas de processos éticos e conselheiros regionais, que serão responsáveis por implementar o módulo em seus respectivos regionais.
A programação incluiu a capacitação em todas as etapas do processo ético dentro do SIGEN, incluindo: cadastro de denúncias, fase de admissibilidade, instrução processual, julgamento, recursos e encaminhamentos ao Cofen e processo ético simplificado.
A Chefe do Setor de Análise e Controle de Processos Éticos, Angélica Pontes ressalta que durante as dinâmicas práticas e simulações, os participantes puderam vivenciar situações reais. “Foi possível testar funcionalidades do sistema e esclarecer dúvidas diretamente com a equipe técnica. Isso permitiu uma apropriação efetiva da ferramenta, promovendo segurança na utilização e padronização dos procedimentos.”
Para o chefe da Divisão de Processos Éticos, Márcio Raleigue, “as expectativas foram superadas, com destaque para o engajamento dos participantes, a troca de experiências entre os regionais e o Cofen e a validação de fluxos operacionais que serão adotados nacionalmente.”
A abertura do treinamento teve a presença de representantes da empresa Place, responsável pelo desenvolvimento do SIGEN, além de servidores do Cofen das áreas de Tecnologia da Informação e Processos Éticos, que acompanharão tecnicamente a implantação do Sistema.
Fonte: Ascom/Cofen


