
O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) reuniu especialistas internacionais nesta quinta-feira, 6/11, no Fórum Saúde e Clima: Lições da Amazônia para o Mundo. A atividade é parte das ações do Movimento Saúde Sustentável: Da Amazônia para o Mundo. O projeto reúne uma série de ações voltadas à promoção da saúde e da sustentabilidade, e tem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
O fórum, com pesquisadoras da Universidade de Michigan (EUA), levou a Belém, Jeanne-Marie Stacciarin, líder do Centro Colaborador da OPAS/OMS, com pesquisas voltadas à saúde mental e comportamental; Sue Anne Bell, especialista em resiliência dos sistemas de saúde frente a desastres e riscos climáticos; e Katherine Kruger, que investiga o papel da Enfermagem em contextos de crise e o fortalecimento de sistemas de saúde mais resilientes.
“Sem saúde não existe sustentabilidade. A presença dessas referências internacionais para conhecerem as nossas iniciativas sustentáveis na Amazônia e apresentarem experiências de outros territórios nos possibilita construir soluções e alternativas para uma saúde cada vez mais sustentável em nível global”, destacou o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire.
O Fórum teve apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Instituto Paraense de Desenvolvimento (IPAD). A atividade é parte das preparações para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém.
O Coren-PA realizou nesta quarta, 5/11, o encontro Diálogos da Amazônia: Saúde e Ciência com os Povos Indígenas. Em outubro, ocorreram a I Conferência Internacional de Inovação em Saúde (THInC 2025), o encontro Lideranças que Transformam a Saúde por meio da Sustentabilidade, e o encontro Educação em Movimento para a Sustentabilidade no Contexto Amazônico, voltado para estudantes de ligas acadêmicas, centros acadêmicos e lideranças estudantis de Enfermagem.
Fonte: Ascom/Cofen, com informações do Coren-PA

