19.5 C
Brasília
Quinta-feira, Novembro 27, 2025
InícioDestaque BrasilESP-DF inaugura primeira turma de doutorado profissional em ciências da saúde

ESP-DF inaugura primeira turma de doutorado profissional em ciências da saúde

Redação PDNews

Por Kleber Karpov

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) iniciou, nesta terça-feira (25), as atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde com a realização de uma aula magna. O evento, ocorrido no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), oficializou a entrada da 14ª turma de mestrado e a estreia da primeira turma de doutorado profissional da instituição.

O programa, criado em 2012 e vinculado à área de enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acumula mais de 150 profissionais formados no mestrado. Com a implementação do novo curso, a ESP-DF torna-se a primeira instituição de ensino ligada ao Governo do Distrito Federal (GDF) a ofertar a modalidade de doutorado profissional.

O processo seletivo mais recente, finalizado em agosto, resultou no ingresso de oito doutorandos e 26 mestrandos. A iniciativa busca qualificar os quadros técnicos para atuação direta no sistema público de saúde.

“Vamos formar mestres e doutores que farão grandes entregas para a população e para o SUS no DF. Este momento representa a concretização de um sonho, e meu desejo é que possamos continuar formando novas turmas e devolvendo ao Sistema Único de Saúde, profissionais cada vez mais capacitados”, declarou a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha.

Compromisso com o SUS

A diretora substituta da ESP-DF, Vanessa Campos, reforçou o compromisso institucional com a formação voltada para a prática, definindo a iniciativa como um programa “do SUS para o SUS”. O objetivo central consiste na promoção de assistência, gestão e vigilância qualificadas.

Para a coordenação do programa, a trajetória histórica da iniciativa reflete a necessidade de alinhar teoria e prática na resolução de demandas da saúde pública.

“Nossa trilha foi construída para que todos aprofundem o diagnóstico de problemas do cotidiano, apropriem-se de evidências teóricas e metodológicas e sejam capazes de modelar as melhores respostas”, afirmou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Leila Gottëms.


Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES