20.5 C
Brasília
Quinta-feira, Fevereiro 12, 2026
InícioDestaque BrasilAtendimento a pessoas em crises por uso de drogas é pauta da...

Atendimento a pessoas em crises por uso de drogas é pauta da Enfermagem

Cerca de 3% das pessoas que já usaram drogas ilícitas no Brasil procuraram atendimento de emergência por problemas relacionados ao consumo. “A tendência é que essas situações aumentem com o crescimento do consumo no país, e devemos considerar também o uso de drogas lícitas, como o álcool”, afirmou a conselheira Ellen Peres em reunião com a Comissão Permanente de Práticas Avançadas de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (C-PAE/Cofen).

A principal pauta discutida pelo grupo nesta quarta-feira (11/02) foi a qualificação dos profissionais de Enfermagem para o atendimento a pessoas em crise relacionada ao consumo de álcool e outras drogas, além da definição da estrutura e dos conteúdos de oficinas voltadas a esse tipo de assistência.

Apenas 1 em cada 12 pessoas com transtornos por uso de drogas recebeu algum tipo de tratamento no mundo em 2023 (Relatório Mundial sobre Drogas). “Embora a Enfermagem brasileira tenha sua assistência em permanente processo de qualificação, ainda assim é preciso investir no desenvolvimento de competências baseadas em evidências e aprimorar os instrumentos assistenciais para atender melhor as pessoas e coletividades”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A estrutura da capacitação “Da evidência à prática: oficina para construção de protocolo de Enfermagem no cuidado à pessoa em crise relacionada ao consumo de drogas” foi alinhada no encontro, e contou com a participação da professora Jeanne Marie Staciarrini, da University of Michigan (U-Michigan), de Carmem Moura, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), de Divane de Vargas, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

A oficina será realizada nos dias 29 e 30 de junho de 2026, no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), na semana que sucede o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas (26/06). O presidente do Regional paulista, Sérgio Cleto, assumiu o compromisso de disponibilizar a estrutura e a logística do Coren Educação, transformando seus espaços multiuso, onde se realizam as simulações clínicas, em “consultórios de rua”. “A intenção é tornar essa imersão mais próxima da realidade do SUS”, afirmou o presidente.

Para Ellen Peres, “é necessário considerar que as causas do uso de drogas são múltiplas. Fatores físicos, psicológicos e sociais influenciam o consumo e podem levar a crises. A Enfermagem precisa estar preparada para acolher essas pessoas com uma escuta qualificada, oferecendo cuidado humanizado e integral”.

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES