20.5 C
Brasília
Domingo, Novembro 24, 2024
InícioSAÚDESaúde abre consulta pública sobre linha de cuidado da pessoa com Transtorno...

Saúde abre consulta pública sobre linha de cuidado da pessoa com Transtorno do Espectro Autista no DF

Com o objetivo de criar uma linha de cuidado da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES) lança nesta sexta-feira (28) uma consulta pública. Profissionais, associações que atuam com o tema, pessoas com TEA e a sociedade civil estão convidados a enviar sugestões até 28 de maio.

Desenvolvido por grupo de trabalho ampliado, composto por diversas unidades gerenciais e assistenciais da pasta, o documento aborda desde o período pré-diagnóstico até as fases mais avançadas do cuidado. Quando finalizado, terá o papel de nortear todo o cuidado prestado pela saúde pública às pessoas com TEA. A escolha do mês de abril para o lançamento da consulta pública é estratégica, visando reforçar a data de 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Além de servir como uma orientação aos profissionais de saúde, a linha de cuidado busca mostrar à população todo o itinerário terapêutico da pessoa com TEA na rede pública, por meio de informações sobre atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. “Para os gestores, constitui ferramenta importante que norteia o planejamento, a programação e a avaliação do atendimento que a Rede de Atenção à Saúde (RAS) oferece à sociedade”, explica a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Eddi Sofia Medrei.

A partir da Lei nº 12.764/2012, para efeitos legais, cidadãos com TEA são considerados pessoas com deficiência. Levando em conta as especificidades no cuidado assistencial, elas devem ser assistidas tanto pela rede de cuidados à pessoa com deficiência quanto pela rede de atenção psicossocial.

Fluxos

Entre os propósitos do documento, está a apresentação de fluxos assistenciais pactuados e estabelecidos nas redes de atenção à saúde para atender as demandas da pessoa com TEA e seus familiares.

“A implementação das linhas de cuidados é estratégia central para a organização e qualificação das RAS, em que os pontos de atenção se comunicam por meio de fluxos assistenciais e de regulação do acesso, buscando garantir a integralidade do cuidado”, pontua a nutricionista Andrielle Haddad, chefe da Assessoria de Redes da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais).

Para elaborar a linha de cuidado da pessoa com o TEA, o grupo de trabalho foi formado por representantes de gerências de saúde, além de referências técnicas distritais de diversas especialidades médicas e de outras áreas, dos centros especializados de reabilitação, do Centro de Atenção Psicossocial (Capsi Taguatinga), do Centro de Orientação Médico-psicopedagógica (Compp) e do Adolescentro.

O grupo de trabalho promoveu encontros presenciais e virtuais de junho a dezembro de 2022. Além da ação conjunta de profissionais de saúde de diversas especialidades, houve diálogo, articulação e cooperação intersetorial com representantes da sociedade civil.

Conheça o documento completo e acesse o formulário de contribuições.

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES