23.5 C
Brasília
Sábado, Novembro 23, 2024
InícioSAÚDESaúde participa de mutirão do TJDFT para atender pessoas em situação de...

Saúde participa de mutirão do TJDFT para atender pessoas em situação de rua

Por Michelle Horovits

A Secretaria de Saúde (SES) participou nesta semana do 5º Mutirão PopRuaJud juntamente com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) e outros órgãos. Na ação, voltada a pessoas em situação de rua, a pasta ofertou 493 atendimentos de psicologia, clínica geral, pequenos curativos, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e medicamentos. Também foram aplicadas 250 doses de vacina contra influenza e 250 da covid-19.

Realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a atividade promovida pelo TJDFT disponibiliza serviços públicos gratuitos e básicos ao exercício da cidadania e também acesso ao sistema de Justiça.

Gabriel dos Santos, de 28 anos, está em situação de rua há dez anos. Há oito, ele é atendido pela equipe do projeto Consultório na Rua da SES. Quando soube do mutirão, não pensou duas vezes e se inscreveu. “Já fiz vários tratamentos com o pessoal de saúde. E sempre trago alguém próximo que precisa de ajuda. Hoje, tomei a vacina de influenza e bivalente”, conta.

A gerente de atenção à saúde de população vulneráveis, Juliana Soares aponta a importância do serviços prestados durante o evento.

A chefe da Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES, Juliana Soares, explica que duas equipes do Consultório na Rua, com 16 profissionais, estavam disponíveis para atendimento no evento. Segundo ela, a demanda é grande no DF. “As nossas cinco equipes já cadastraram mais de 4.500 pessoas em situação de rua.”

O Consultório na Rua conta com o trabalho de assistente social, enfermeiro, médico, psicólogo e técnicos de enfermagem. “Além do conhecimento técnico, a atuação também envolve articulações intersetoriais para além da saúde. Essa ação nos traz justamente essa possibilidade, de dialogar com outras áreas, principalmente com a Secretaria de Desenvolvimento Social”, afirma Juliana.

A coordenadora do PopRuaJud e juíza do TJDFT, Luciana Yuki, afirmou que mais de 600 pessoas em situação de rua participaram dessa edição. “O serviço de saúde sempre foi o mais demandado. Então ter hoje esses atendimentos agregados aqui é de suma importância”, ressalta.

Francisco Fábio, de 35 anos, vive em situação de rua e foi atendido pela equipe multidisciplinar.

Francisco Fábio, de 35 anos, também em situação de rua, aproveitou a participação no mutirão para medir a pressão, pegar o medicamento para dor no joelho e tomar as vacinas de covid-19 e influenza. “Já sou atendido pela equipe de saúde, faço um tratamento no joelho com ortopedista e tenho apoio psicológico”, relata.

 

 

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES