Já está disponível a programação completa da 11ª Conferência Distrital de Saúde. O evento ocorre entre segunda (29) e quarta-feira (31) no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O objetivo é elaborar diretrizes do Plano Plurianual de Saúde do Distrito Federal para o período de 2024 a 2027. A participação é voltada para os delegados eleitos nas etapas regionais, realizadas em março.
A 11ª Conferência Distrital de Saúde pretende formalizar propostas e eleger delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em julho. O tema do evento é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!.
Na segunda-feira, o acolhimento e credenciamento começam às 14h. Das 16h às 18h, haverá exposições sobre os quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos!; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas!, Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia! e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas!. Cada tema terá um expositor: Swedenberger Barbosa, Maria do Socorro Souza, Fabiana Damásio e Olgamir Amancia Ferreira, respectivamente.
Na terça-feira, a programação inicia às 8h, com uma breve instrução do regulamento e orientações sobre os grupos de trabalho, a serem iniciados em seguida. Até o fim do dia, será realizado esse trabalho coletivo, além de atividades de arte, cultura e educação popular.
Na manhã de quarta-feira, será realizada a plenária final deliberativa, quando haverá a leitura e aprovação das diretrizes e propostas. À tarde, deve ocorrer a aprovação das moções e a eleição de pessoas delegadas. O encerramento será às 17h.
Etapas preparatórias
A fase preparatória da 11ª Conferência Distrital de Saúde envolveu conferências livres, o 3º Seminário Nacional da Saúde das Mulheres – etapa do DF, realizado em setembro de 2021; a 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, de junho de 2022; os diálogos sobre defesa do SUS no Distrito Federal, realizados em agosto de 2022; e a XVI Plenária de Conselhos de Saúde do DF, ocorrida em novembro de 2022.
Na fase seguinte, ocorreram as sete conferências regionais, uma em cada região de saúde. A realização das conferências faz parte do chamado Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a participação efetiva da comunidade na gestão do SUS, representado pelos Conselhos de Saúde e Conferências.
O SUS incorpora a concepção de que a participação da comunidade é fundamental para a ampliação da democracia e para a efetivação das políticas públicas de saúde.