Por Kleber Karpov
Já em início de cuidados paliativos, desde a última semana, os profissionais de saúde do Distrito Federal, foram comunicados do falecimento, na manhã desta quinta-feira (19/Jan), do enfermeiro, Adriano Limírio da Silva, 57 anos.
Enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria de Estado de Saúde do DF e do Aeromédico do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). Limírio também foi diretor presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Distrito Federal (Aben-DF) e um dos membros a integrar a direção do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF). Além de professor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) onde lecionou e foi responsável pela formação de milhares de estudantes de enfermagem. Nos últimos meses, acabou por ter que se afastar das atividades que amava, para travar uma intensa batalha, na luta contra um câncer de pâncreas, a qual acabou por não resistir à doença.
Ao longo do dia, diversas homenagens foram prestadas por colegas de trabalho, ex-alunos, entidades ligadas à saúde e de amigos.
O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), publicou Nota de Pesar em que resgatou a autuação de Limírio, se solidarizou com a família, além de lembrar a homenagem realizada, em vida, da entrega de moção de louvor pelos relevantes serviços prestados à população.
A também distrital, Dayse Amarílio (PSB), presidente do SindEnfermeiro-DF, lembrou que a vida de Limírio foi “foi dedicada à saúde pública, à formação de novos profissionais e às lutas dos enfermeiros e enfermeiras. Adriano foi quem me apoiou muito durante os anos de presidência do Sindicato dos Enfermeiros do DF e, com suas palavras de motivação, me incentivou a representar a nossa categoria na Câmara Legislativa do Distrito Federal.”.
Para a presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues, em postagem realizada nas redes sociais, lembrou que Limírio era uma fonte de inspiração e de conhecimento. “Vamos sentir muito sua falta, Adriano. Obrigada pelo exemplo, parceria e companheirismo. Formou e inspirou muitas pessoas”.
O Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), representado pelo conselheiro, Gilney Guerra afirmou que “Dr. Adriano sempre foi um expoente em defesa da profissão, admirado por todos que o acompanharam. ”
Por meio de Nota de Pesar a ESCS ponderou que o professor Adriano Limírio, “no aprendizado da existência formou enfermeirospara o mundo”
O SindEnfermeiro-DF lembrou que Limírio “sempre atuou em defesa da enfermagem”.
O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Newton Batista, descreveu Limírio como “um grande amigo, e excelente profissional, e um mestre gigantes. Sempre disposto a ensinar e aprender. Um cara bom.”.
A ex-subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES-DF, Silene Almeida, agradeceu a oportunidade do convívio. “Obrigada, por tudo e por tanto, amigo Adriano Limirio! Sua jornada continua em outra morada… Que Jesus console os familiares e amigos! Lutou o bom combate, guardou a fé… E partiu…”
A escritora, poetiza do cuidar, Onã Silva, lamentou a morte de Limírio. “Que dor a sua partida nos traz, querido amigo e meu irmão de longa data. Descansa em paz. Caminho eterno de luz.”.
Uma grande companheira e amiga de Limírio, a Técnica em Enfermagem e presidente do do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria (CRSSM), Denise Bastos, se despediu do amigo com a publicação de uma homenagem gravada pela equipe do Núcleos de Atendimento Pré-Hospitalar (NAPH) da Região Oeste, se despediram do amigo.