Redação PDNews
Por Kleber Karpov
O Aeroporto Internacional de Brasília será palco de um simulado de acidente aeronáutico nesta quarta-feira (08/Out), a partir das 13h. A ação, coordenada pela concessionária Inframérica e pela Secretaria de Segurança Pública do DF, testará os protocolos de resposta a emergências e contará com a participação de cerca de 40 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF).
O Samu DF mobilizará uma estrutura robusta para o exercício, incluindo motolâncias, viaturas de suporte básico e avançado, uma unidade de suporte a múltiplas vítimas e uma equipe de transporte aéreo. Os profissionais serão responsáveis pela estabilização e remoção das vítimas simuladas para unidades de referência, sob a coordenação da Central de Regulação de Urgências. A organização garante que o exercício será controlado, sem riscos à população ou prejuízo aos atendimentos reais.
Aprimoramento e regulação
O objetivo principal do simulado é avaliar a eficácia das operações, medir o tempo de resposta das equipes e testar a capacidade de mobilização de recursos em um cenário de incidente com múltiplas vítimas. A atividade também serve para aprimorar os procedimentos do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária.
A realização do treinamento atende a uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 153 determina que todos os aeroportos do país realizem exercícios desse tipo a cada três anos para manter as equipes preparadas para situações críticas.
Serviço: Simulado de acidente aeronáutico
Dia: quarta-feira (8/10)
Local: Aeroporto Internacional de Brasília
Horário: 13h
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.