20.5 C
Brasília
Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
InícioDestaque BrasilCâmara Técnica do Cofen participa da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da...

Câmara Técnica do Cofen participa da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Cinco pessoas em pé, em frente a um painel tirando foto
Membros de Câmara Técnica do Cofen destacam o papel da Enfermagem no cuidado da população idosa em encontro

A Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso (CTEASAAI), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), participou, nessa quinta-feira (18), da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a edição deste ano reúne representantes do governo federal, da sociedade civil, especialistas e delegações de todas as regiões do país para debater a formulação de propostas aprovadas por municípios e estados em conferências regionais, além de definir prioridades das políticas públicas voltadas à população idosa, garantindo o envelhecimento digno, saudável e com equidade.

 

A conselheira federal e coordenadora da CTEASAAI, Betânia dos Santos, destacou que a conferência é um espaço de participação social relevante que busca identificar desafios relacionados ao envelhecimento plural no Brasil. “Em um país que envelhece rapidamente, o cuidado às pessoas idosas exige ciência, ética, sensibilidade e compromisso social”.

Pessoas sentadas em uma sala acompanhando debate sobre políticas públicas voltadas à população idosa
Coordenadora da CTEASAAI e conselheira federal do Cofen, Betânia Santos, em debate de propostas

E concluiu que a Enfermagem tem um papel crucial no cuidado e na promoção de saúde e prevenção das pessoas idosas. “A Enfermagem não apenas participa, mas é protagonista por atuar na linha de frente, testemunhando as potências do envelhecer com dignidade”.

Participaram também do evento, os membros da CTEASAAI Adriana Cavalcante; Deusa Machado; Ethelanny Almeida e Hulda Alves.

Etapa nacional de construção coletiva

A programação dessa sexta edição nacional incluiu plenárias, painéis temáticos e Grupos de Trabalho, organizados em cinco eixos estratégicos, que abordam desde o financiamento das políticas públicas até o enfrentamento das violências contra a pessoa idosa e o fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.

O objetivo do encontro foi fortalecer o diálogo entre governo e sociedade civil, ampliando a escuta das pessoas idosas e valorizando seu protagonismo na definição de prioridades para as políticas públicas.

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES