18.1 C
Brasília
Terça-feira, Maio 13, 2025
InícioDestaque BrasilCLDF presta homenagem a profissionais de enfermagem — Política Distrital agora é...

CLDF presta homenagem a profissionais de enfermagem — Política Distrital agora é PDNews, notícias sobre Política e Saúde do DF

Redação PDNews

O auditório do Museu Nacional da República ficou lotado na manhã desta segunda-feira (12) em evento que comemorou o Dia Internacional da Enfermagem. A solenidade, promovida pelo deputado Jorge Vianna (PSD), reuniu profissionais da categoria, representantes sindicais, membros de conselhos de classe e autoridades dos três poderes para celebrar a data e discutir melhorias para a classe.

A cerimônia rendeu homenagem a figuras históricas que ajudaram a consolidar a profissão da enfermagem por meio da luta por melhores condições de trabalho. Dentre elas, Florence Nightingale (1820 –1910), considerada a fundadora da enfermagem moderna; Anna Nery (1814–1880), patrona da enfermagem brasileira; Josephina de Mello (1920 – 1995), figura importante na história da enfermagem no Brasil, especialmente no Amazonas; e Dona Ivone Lara (1922 – 2018), conhecida sambista que atuou como enfermeira por 37 anos, principalmente em hospitais psiquiátricos.

Foto: Wilter Moreira

Valorização

Jorge Vianna cobrou dos empresários contratantes, do Estado e da classe política maior valorização dos profissionais de enfermagem. O deputado afirmou que grande parte dos atendimentos feitos por enfermeiros que culminam em morte de pacientes não ocorrem por falha dos profissionais, mas devido à falta de estrutura ofertada, além da falta de engajamento político em prol da classe.

“É a enfermagem que sustenta o SUS, é a enfermagem que garante todos os programas de imunização, que, inclusive, são os melhores do mundo e são executados quase exclusivamente pela enfermagem”, afirmou, cobrando melhores condições de trabalho aos profissionais.

A governadora em exercício Celina Leão (Progressistas) destacou uma série de iniciativas das quais fez parte que contribuíram para avanços conquistados pela categoria, dentre elas a conquista do piso salarial nacional da enfermagem no Distrito Federal, (Lei nº 14.434/2022).

A chefe do executivo informou que o GDF está se mobilizando para estabelecer um cronograma de nomeações relativas ao último concurso da categoria e que o plano deverá ser apresentado ainda este mês. “O que seria de nós sem os profissionais de enfermagem? Lutei pelo piso salarial e nosso compromisso é nomear mais profissionais”, afirmou.

Vianna aproveitou a cerimônia para cobrar empenho do Buriti na luta pela isonomia salarial entre as carreiras de ensino superior da Secretaria de Saúde (SES-DF). Ele afirmou que a conquista do piso salarial representa muito para a classe, mas ponderou que muitos estados não vêm respeitando a determinação legal.

O parlamentar lembrou que o valor do piso é referente à carga horária semanal de 44 horas semanais, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na ADI 7.222 e mantido no julgamento dos embargos opostos à ADI 7.222. Vianna cobrou a aprovação da PEC 19, que garante o piso para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras com base em uma jornada máxima de 30 horas semanais.

Foto: Wilter Moreira

“Nós ganhamos, mas não levamos [o piso]. Infelizmente, muitos lugares Brasil a fora não estão pagando. Além disso, piso no DF está atrelado à carga de 44 horas semanais conforme decisão do STF, não concordamos com isso”, declarou.

Elissandro Noronha, diretor do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/DF), destacou a necessidade de se debater a saúde mental dos profissionais, que enfrentam duplas jornadas e baixas remunerações e destacou a necessidade da mobilização política para conquistar melhorias. “Não temos um salário digno, reconhecimento social, mas temos uma coisa: mobilização política. Somos 75 mil inscritos no DF e precisamos usar isso a nosso favor”, declarou.

Já a conselheira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Helga Regina Bresciani destacou que a classe já conta com cerca de 3 milhões de profissionais no Brasil, e ressaltou a “grandeza” e importância da profissão.

“A enfermagem tem que mostrar sua grandeza, que se dá no cotidiano, no dia a dia. Cuidar de pessoas em suas necessidades é o que nos diferencia das outros profissões de saúde. Somos a grandeza da saúde neste país”, afirmou ao público.

A solenidade foi marcada pela entrega da medalha de honra ao mérito da enfermagem a diversos profissionais em reconhecimento pela luta em prol da categoria. A cerimônia completa pode ser assistida pelo YouTube da CLDF.

Christopher Gama


Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES