16.5 C
Brasília
Terça-feira, Outubro 21, 2025
InícioDestaque BrasilCofen/Capes: Saiu o edital do Mestrado Profissional para Enfermeiros Indígenas de São...

Cofen/Capes: Saiu o edital do Mestrado Profissional para Enfermeiros Indígenas de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) publicou o Edital nº 086/2025-PROPESP/UFAM, que abre inscrições para o Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico (PPGENF-MP/UFAM), exclusivo para enfermeiros e enfermeiras indígenas que atuam nos serviços de saúde da Região do Alto Rio Negro, no noroeste do Amazonas. O curso, com início previsto para o primeiro semestre de 2026, oferece 10 vagas destinadas a profissionais autodeclarados indígenas, com registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) e vínculo empregatício em serviços públicos ou privados que prestem atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.ppgemp.ufam.edu.br, de 17 de novembro a 5 de dezembro de 2025.

A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pelo maior programa de financiamento de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem do país — o Profen. Esta é a primeira vez que o programa contempla uma seleção específica para esses profissionais, reafirmando o compromisso do Cofen com a promoção de qualificação técnica e científica da categoria, por meio da inclusão e da equidade, atendendo às especificidades territoriais e culturais do país.

A parceria tem como objetivo a qualificação avançada de recursos humanos e o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas tecnológicas nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem, modalidade profissional que prioriza a aplicação prática dos resultados. O objetivo é fortalecer a formação em nível de pós-graduação dos profissionais de Enfermagem e incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas à realidade dos povos da floresta. Trata-se de uma ação inédita e estratégica, que visa promover a inclusão de enfermeiros indígenas em programas de pós-graduação, valorizando sua contribuição para a ciência, a inovação e a formulação de políticas públicas de saúde.

O programa está estruturado em duas linhas de pesquisa. A primeira, intitulada “Cuidado de Enfermagem aplicado aos povos amazônicos”, busca produzir conhecimento e tecnologias voltadas ao cuidado em práticas avançadas de Enfermagem nas diferentes redes de atenção à saúde, considerando as especificidades culturais dos povos indígenas e ribeirinhos. A segunda, “Gestão de Enfermagem no contexto amazônico”, tem como foco o desenvolvimento da autonomia profissional, a inovação tecnológica e a qualificação da gestão em saúde e Enfermagem.

O processo seletivo será composto por três etapas: análise da proposta de projeto de intervenção, defesa oral da proposta por videoconferência e avaliação do Currículo Lattes. Os candidatos deverão apresentar um projeto que integre saberes tradicionais e científicos, propondo soluções inovadoras para o aprimoramento do cuidado de Enfermagem em contextos indígenas e amazônicos.

Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, a iniciativa representa um marco na história da Enfermagem brasileira. “Este mestrado é um símbolo de reconhecimento e valorização da Enfermagem indígena. Ele reforça o papel fundamental desses profissionais no cuidado às suas comunidades e na construção de práticas de saúde integradas e culturalmente sensíveis”, afirmou Neri.

Confira o edital na íntegra:

 

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES