
Teve início nesta segunda-feira (20/10), uma nova etapa do projeto “Um olhar para o Exercício Profissional da Enfermagem nas Comunidades Indígenas”, com a visita da Câmara Técnica de Atenção à Saúde dos Povos Originários (CTEASPO) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ao Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR).
A comitiva é composta por representantes da Câmara Técnica dos Conselhos Regionais de Enfermagem de Goiás, Bahia, Mato Grosso — incluindo Bruna Santiago, que também integra a CTEASPO — além de membros do próprio Cofen. A programação inclui reuniões institucionais, visitas técnicas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), às Casas de Apoio à Saúde Indígena (CASAIs), além de encontros com lideranças indígenas e profissionais de Enfermagem que atuam diretamente nas comunidades.
Programação das visitas técnicas
Entre os dias 20 e 23 de outubro, há uma série de reuniões e visitas técnicas em Roraima, com o objetivo de fortalecer ações na área da saúde indígena. A programação conta com reuniões no Coren-RR e com representantes do Controle Social do DSEI Leste-RR.
No dia 21, a equipe vai estar na CASAI Leste pela manhã e, à tarde, com representantes do DSEI Yanomami. No dia 22, serão realizadas visitas à CASAI Yanomami e Ye’kuana, seguidas de deslocamentos às comunidades de Malacacheta e Tabalascada. A agenda se encerra no dia 23, com a certificação dos alunos do curso de língua Yanomami e a reunião final da CTEASPO.
Fortalecimento da Enfermagem nos territórios indígenas

A iniciativa busca promover o fortalecimento da Enfermagem nos territórios indígenas por meio de suporte técnico, capacitação e valorização profissional, respeitando as especificidades culturais dos povos originários. A presença da Câmara Técnica em Roraima reforça o compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam em áreas remotas e com a qualificação da assistência prestada às comunidades indígenas.
“A presença de representantes das Câmaras Técnicas em Roraima é uma inicitava que fortalece a atuação da Enfermagem nas comunidades indígenas. Nosso objetivo é ouvir os profissionais que atuam na ponta, compreender suas necessidades e propor estratégias que respeitem as especificidades culturais dos povos originários. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais está comprometido com a valorização da Enfermagem e com a construção de uma assistência mais qualificada e humanizada nos territórios indígenas”, afirma João Lima, conselheiro do Cofen e coordenador da CTEASPO/Cofen.
Fonte: Ascom/Cofen – Tânia Moraes