A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, acompanhou nesta quinta-feira (18/5) a Semana da Enfermagem do programa programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre o Cofen e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ao conversar com os alunos, Betânia Santos reforçou o compromisso do Cofen com a atualização profissional da categoria. “Para além de um órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional, buscamos proporcionar a oferta de qualificação para nossos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Em cinco anos de convênio, formamos 479 enfermeiros mestres, uma marca que muito nos orgulha”, afirmou.
O evento ainda foi marcado pela tradicional cerimônia da lâmpada de Florence Nightngale e por palavras de gratidão dos beneficiados pelo convênio. “Gostaria de agradecer imensamente ao Cofen pela realização de uma parceria tão importante para toda a Enfermagem, inclusive em regiões tão longínquas e desprovidas de programas de pós-graduação. A prática do enfermeiro requer aplicação de saberes que possam dar suporte à resolução de lacunas que identificamos no nosso trabalho diário. O mestrado profissional possibilita esta prática por meio da construção dos nossos produtos, que por sua vez, são capazes de contribuir para a modificação de concepções e práticas já adotadas de forma reflexiva, elevando a assistência da profissão”, destacou Gleide Delfino, recém-egressa do programa.
O mestrado em Gerontologia da UFPB possui turmas nas modalidades “sede” e “fora de sede”. Esta última conta com dez alunos, provenientes da cidade de Barra dos Garças, na região do Araguaia, localizada a 500 km da capital de Mato Grosso. Os mestrandos foram selecionados no terceiro edital do acordo Cofen/Capes, em 2021.
Maior programa de Mestrado Profissional do país, o acordo Cofen/Capes visa mitigar uma demanda reprimida ocasionada pela baixa oferta de cursos de Mestrado Profissional em Enfermagem reconhecidos pela Capes no país. Com foco na sistematização da assistência, gestão em enfermagem, tecnologia e inovação, é voltado para enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, além de instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.
Renovação
O convênio, que em breve dará início ao seu quarto edital, passa por um processo de expansão. Estão previstas para serem lançadas ainda este semestre 400 vagas de mestrado profissional e 100 vagas de doutorado profissional para enfermeiros com atuação na rede pública ou instituições que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).