28.5 C
Brasília
Sexta-feira, Fevereiro 6, 2026
InícioDestaque BrasilCofen nomeia Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde Mental

Cofen nomeia Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde Mental

Proposta pelo presidente Manoel Neri, criação da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde Mental foi aprovada por unanimidade

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nomeou, nesta quinta-feira, 5/2, o integrantes da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde Mental. A criação da câmara, aprovada por unanimidade na 585ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), fortalece ações de apoio aos profissionais e qualifica a atuação em políticas públicas de Saúde Mental.

A Câmara Técnica é composta por sete enfermeiros de diversas regiões brasileiras, sob coordenação de Anderson Funai, doutor em Enfermagem Psiquiátrica (USP-RP) e docente de Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e atual presidente do Conselho Conselho Municipal de Saúde de Chapecó/SC, onde representa o Coren-SC. A professora Dorisdaia Humerez, ex-conselheira federal, ex-docente da USP e Unifesp e idealizadora do Programa Enfermagem Solidária, integra a Câmara Técnica.

Dentre as atribuições do novo órgão estão o assessoramento ao plenário e a reformulação do Programa Enfermagem Solidária, que promove acolhimento em saúde mental para enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes em todo o Brasil. A proposta é ampliar o programa, que passará a se chamar “Central de Atendimento e Suporte à Saúde Mental” e funcionar com agendamento, por meio da multiplataforma CofenPlay.  

O Brasil teve recorde histórico de mais de 546 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2025, um aumento de 15% em relação a 2024. Na linha de frente do atendimento, a Enfermagem lidera afastamentos, pressionada por longas jornadas, alta carga emocional, equipes reduzidas e normalização da violência no trabalho. Técnicos de Enfermagem (6º) , auxiliares (18º) e enfermeiros (22º) estão entre os trabalhadores mais afastados por razões de Saúde Mental. Os dados do INSS  integram a plataforma SmartLab, desenvolvida pela OIT e MPT,

Saúde Mental está em todos os níveis da assistência

Anderson Funai destaca que o cuidado em Saúde Mental precisa estar presente em todos os níveis de atenção, sobretudo nos territórios, na Atenção Primária à Saúde (APS). “É preciso capacitar as equipes de Saúde para lidar com transtornos psiquiátricos, inclusive em situações de crise. Saúde Mental não é caso de polícia. Se você tem uma emergência cardíaca, chama o SAMU-192. Diante de uma emergência psiquiátrica, vai chamar a polícia?”, questiona.

Conheça os integrantes da nova Câmara Técnica

  • Anderson Funai, Coren-SC 142.537-ENF
  • Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira, Coren-PI  428.152-ENF
  • Caroline Moraes Soares Motta de Carvalho, Coren-RJ 283.319-ENF
  • Dorisdaia Carvalho de Humerez, Coren-SP 6.104-ENF
  • Edna dos Reis Barbosa, Coren-RO 288.761-ENF
  • Ethelanny Panteleão Leite Almeida, Coren-MG 170.337-ENF
  • Kenny Paolo Ramponi, Coren-SP 188.325-ENF

Fonte: Ascom/Cofen – Clara Fagundes

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES