O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Departamento de Educação Corporativa (DEC) e do Comitê de apoio à Educação Corporativa, promoveu, nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, o Encontro de Educação Corporativa do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, com o tema “Alinhamento, Ferramentas e Futuro da Educação no Sistema Cofen/Corens”.
O evento, realizado de forma online, reuniu representantes do Departamento de Educação Corporativa do Cofen e dos Conselhos Regionais, membros do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Corporativa (CADECC) e gestores do Cofen, com o objetivo de alinhar a implementação da Política de Educação Corporativa, instituída pela Resolução Cofen 778/2025, a primeira entre conselhos de saúde do país.
“Estamos construindo um novo modelo de desenvolvimento profissional, baseado em planejamento, inovação e integração entre Cofen e Conselhos Regionais. A Educação Corporativa é um investimento estratégico no capital humano e na qualidade dos serviços prestados por nós e oferecidos à sociedade”, pontuou o chefe do Departamento de Educação Corporativa do Cofen (DEC), Ronaldo Ramos.
Primeiro dia: Política, projetos e novas plataformas
A programação do primeiro dia foi dedicada à apresentação da Política de Educação Corporativa, que estabelece princípios, responsabilidades e mecanismos de gestão voltados ao fortalecimento das competências institucionais no Sistema. O DEC reforçou o papel dos representantes regionais na implementação da política e no acompanhamento dos projetos pedagógicos formativos com ênfase na demanda dos distintos processos de trabalho.
Em seguida, os participantes debateram a Resolução Cofen 778/2025, que define as diretrizes da Política de Educação Corporativa, destacando a importância do envolvimento dos representantes de Educação Corporativa dos Conselhos Regionais para o sucesso das ações formativas e para o fortalecimento do plano de educação corporativa do Sistema.
O encontro também apresentou os principais projetos de Educação Corporativa como o Programa Pró-Gestão, o Pós-Tec, o convênio Capes/Cofen para mestrado e doutorado profissional, além de MBAs e cursos modulares voltados às áreas de fiscalização, ética e registro profissional.
Durante a tarde, foi feita a demonstração do novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que concentrará os cursos e trilhas formativas do Sistema. A plataforma permitirá o acompanhamento do progresso dos participantes, integração com sistemas internos e recursos de gamificação. O lançamento das primeiras funcionalidades está previsto para novembro e dezembro de 2025.
Segundo dia: Capacitação técnica e planejamento futuro
O segundo dia foi dedicado à plataforma Alura, que será utilizada como ferramenta de capacitação técnica na área de tecnologia da informação. Os representantes receberam orientações sobre o uso das licenças, acompanhamento das trilhas de aprendizagem, competências das chefias imediatas e dos regionais, e aplicação da Ordem de Serviço 02/2025, que regulamenta o acesso dos agentes públicos às ações de capacitação.
Na sequência, foram apresentadas as funções-chave do CADECC, órgão de apoio estratégico do DEC. O Comitê, instituído pela Portaria Cofen 490/2025, atua como suporte pedagógico e consultivo para a gestão da Política de Educação Corporativa, contribuindo com pareceres e diretrizes sobre os produtos e serviços educacionais disponibilizados, inclusive na plataforma CofenPlay+, conforme a Decisão Cofen 130/2025.
O evento também abordou o mapeamento profissional do Sistema Cofen/Corens, por meio de um painel de indicadores (dashboard) que permitirá visualizar o perfil de competências e apoiar o planejamento de novas ações educacionais.
Educação corporativa como transformação institucional
A reunião resultou no entendimento da necessidade de se construir uma visão integrada e sistêmica da Educação Corporativa no Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que passa a contar com mecanismos de gestão pedagógica educativa, planejamento estratégico e ferramentas tecnológicas para promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais de Enfermagem e dos colaboradores do Sistema.
A conselheira Ellen Peres, referência do plenário para esta área, reforça o papel estratégico que a Educação Corporativa tem no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e do contexto social, em especial do SUS, já que, para conduzir esse departamento da melhor forma, é fundamental que seus membros estejam plenamente cientes da prática assistencial dos profissionais de Enfermagem, apropriados dos conhecimentos, legislações e políticas de saúde, bem como de toda a normativa que rege o exercício da profissão.
“Estamos investindo na força de trabalho do próprio Sistema, priorizando a qualificação e o desenvolvimento contínuo dos nossos servidores e colaboradores. Esse é um processo de formação de uma base sólida de capacitação e atualização profissional, que vem se estruturando a partir de uma linha direta com os Conselhos Regionais, sustentada por um diálogo transparente e colaborativo”, pontuou.
Visando construir um novo tempo para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com integração, fortalecimento institucional e valorização do conhecimento, o intuito é manter a periodicidade das reuniões colegiadas, que têm se mostrado um espaço essencial para o planejamento conjunto e o avanço das ações.
Fonte: Ascom/Cofen – Nicole Borges


