Na última quinta-feira (25), o coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos, Jefferson Caproni representou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) na Solenidade de Posse da nova direção do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Representação buscou reforçar a importância da categoria no cenário jurídico e político nacional, especialmente na consolidação de direitos como o Piso Salarial da Enfermagem.
O encontro marcou a posse do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho como presidente do TST, do ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos como vice-presidente e do ministro José Roberto Freire Pimenta como corregedor-geral da Justiça do Trabalho, reunindo autoridades dos três poderes.
“A presença do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, ao lado da cúpula do TST, envia uma mensagem poderosa: o Brasil está voltando a olhar para o trabalhador. Como órgão profissional, nossa missão é garantir que essa mensagem se transforme em ação imediata para os profissionais da saúde. Seguiremos vigilante para que a nova direção do TST cumpra o Piso Salarial e defenda a jornada digna de trabalho”, afirmou Caproni, também presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo.
TST/CSJT é a última instância da Justiça Trabalhista e atua na uniformização da jurisprudência em temas sensíveis à saúde. Em seu discurso, o presidente Mello ressaltou a importância do direito social, da justiça e do equilíbrio nas relações de trabalho.
Fonte: Ascom/Cofen