Por Kleber Karpov
Após receber informações sobre o início da realização de cirurgias eletivas em uma das salas do Centro Obstétrico (CO) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), a direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF) se reuniu, na quinta-feira (2/Mar), com a gestão do HRT para tratar do suporte, ao pós-operatório, em decorrência do déficit de profissionais de enfermagem na unidade.
Segundo a direção do Sindate-DF, em decorrência do déficit de pessoal, ao longo dos anos e, com os profissionais de enfermagem, sobrecarregados, os servidores, lotados no CO, se sentem inseguros, quanto a capacidade de se conseguir garantir a devida assistência aos usuários do SUS.
Nesse contexto, os diretores Josy Jacob e Newton Batista, se reuniram com as técnicas em Enfermagem do CO, os Gestores do HRT além de representantes do Conselho Regional de Saúde da Região Sudoeste, além de contar com a presença de diretores do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF), para alinhar sobre a dinâmica dos procedimentos no pós-operatório, de modo a evitar mais sobrecarga aos profissionais de enfermagem do setor.
Na ocasião, a gerente de Enfermagem do CO ratificou o déficit no quadro de pessoal e da impossibilidade de a equipe de enfermagem absorver a assistência ao pós-operatório das cirurgias eletivas realizadas naquele setor. A gestora observou ainda que a sala, a ser utilizada em tais procedimentos cirúrgicos estava interditada, em decorrência de problemas estruturais. Durante a reunião, outros pontos foram abordados, a exemplo da falta de equipamentos para cuidados dos pacientes.
A gestão do HRT, por sua vez, se comprometeu em realizar os reparos prediais necessários o mais rápido possível. Em relação ao fluxo de cirurgias foi acordado que as eletivas serão realizadas pela equipe do Centro Cirúrgico (CC). As emergenciais, por sua vez ficaram a cargo da equipe do CO.