22.5 C
Brasília
Quarta-feira, Dezembro 17, 2025
InícioDestaque BrasilComissão do Senado aprova emenda que garante simetria na participação de profissionais...

Comissão do Senado aprova emenda que garante simetria na participação de profissionais de Enfermagem no plenário do Cofen

Pessoas sentadas em plenário do Senado
Presidente da CAS, Marcelo Castro, abre a votação da emenda ao Projeto de Lei 4.175/2023

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17), emenda ao Projeto de Lei 4.175/2023, que altera a Lei 5.905/1973, garantindo simetria na participação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens), no plenário da autarquia.

A medida visa assegurar a proporção de três quintos de enfermeiros e dois quintos de profissionais das demais categorias de Enfermagem reguladas em lei, com um  representante  efetivo  de  cada uma  das  26 unidades  federativas  e  do  Distrito  Federal, e  igual  número  de suplentes.

Após a aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado, o Projeto de Lei vai à Comissão de Constituição e Justiça e, depois, para o plenário do Senado para votação final.

A proposta de emenda foi debatida entre o Cofen, entidades representativas da categoria e lideranças sindicais dos Técnicos de Enfermagem, resgatando, assim, uma demanda histórica de representatividade de todos os segmentos da Enfermagem nos espaços de decisão, como já é previsto nos Conselhos Regionais. A ampliação dos integrantes fortalece a pluralidade, a legitimidade e o caráter democrático do Sistema Cofen/Coren.

“Essa aprovação representa uma conquista histórica para a Enfermagem brasileira. A emenda garante equilíbrio, representatividade e justiça na composição dos espaços de decisão, reconhecendo a importância de todas as categorias que constroem, diariamente, o cuidado em saúde no país”, destacou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.

Pessoas sentadas e em pé no plenário do Senado
Relatora da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, Damares Alves, em leitura de emenda

Manoel Neri também agradeceu ao coordenador da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), Jefferson Caproni, pelo empenho na proposição desse quantitativo de técnicos e auxiliares de Enfermagem no plenário; ao presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, senador Marcelo Castro (MDB-PI), à relatora da matéria, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), e aos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Magno Malta (PL-ES). “O diálogo qualificado e a sensibilidade do Senado foram fundamentais para avançarmos em uma pauta que fortalece a democracia interna do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e atende a uma demanda histórica da Enfermagem”, afirmou.

Ampliação do mandato dos membros do Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Caso o Projeto de Lei seja aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal,  haverá ampliação do mandato dos membros dos integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para as próximas eleições, que acontecem em 2026. O mandato poderá ser estendido para quatro anos, admitida uma reeleição.

Multa para quem não votar nas eleições

A proposta inclui também a determinação de multa para os profissionais de Enfermagem que deixarem de votar, sem justa causa, nas eleições. A multa a ser aplicada pelos Conselhos Regionais será de 3% do valor da anuidade.

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES