Documento reforça segurança jurídica e qualidade na assistência hospitalar da SES-DF
Na manhã desta terça-feira (03/12), o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve presente no lançamento do Manual de Atribuições da Equipe de Enfermagem, realizado na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS). O evento contou com a participação do presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, da integrante da Câmara Técnica de Assistência à Saúde (CTAS), Mayara Cândida, e da gerente de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Gabriela Noleto, que compuseram a mesa de abertura.
O manual, direcionado aos servidores da SES-DF, tem como objetivo definir as atribuições da equipe de Enfermagem na Atenção Hospitalar. Além de oferecer subsídios para a prática assistencial, o documento servirá como norteador técnico na elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) das unidades, promovendo maior alinhamento entre as práticas profissionais e as normativas.
Durante sua fala, o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, destacou a importância do manual para fortalecer a prática da enfermagem. “À medida que avançamos e desbravamos novas fronteiras na Enfermagem, sentimos a necessidade de regulamentações que nos garantam segurança jurídica. Esse manual, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde, é mais uma ferramenta que facilita a vida dos profissionais, assegurando qualidade e respaldo técnico às suas ações.”
Mayara Cândida, integrante da CTAS, apresentou o processo de revisão realizado pelo Coren-DF. “A Enfermagem é uma profissão dinâmica, que passa por constantes atualizações e aperfeiçoamento. A portaria que regulamentava as atribuições das equipes já não atendia às demandas atuais em sua integralidade. Por isso, criamos este manual, que esperamos ser um guia seguro para os profissionais no dia a dia. Tudo que promove segurança para o profissional reflete diretamente na segurança do paciente.”
A gerente de Enfermagem da SES-DF, Gabriela Noleto, também reforçou a importância do documento durante a abertura do evento, destacando o alinhamento entre a Secretaria de Saúde e os órgãos de classe para garantir avanços na assistência.
O manual passou por uma análise criteriosa da CTAS, que verificou a conformidade do documento com legislações, resoluções e pareceres do Coren-DF.
Fonte: Ascom Coren-DF