24.5 C
Brasília
Terça-feira, Abril 1, 2025
InícioDestaque BrasilEaD na Enfermagem será proibido, confirma ministro da Educação Camilo Santana

EaD na Enfermagem será proibido, confirma ministro da Educação Camilo Santana

Redação PDNews

Em agenda pública nesta quinta-feira (13), o ministro da Educação Camilo Santana confirmou que os cursos de Enfermagem deverão passar a ser 100% presenciais, ficando proibida a modalidade do Ensino a Distância (EaD).

“As áreas de saúde, por exemplo, Enfermagem, quando nós chegamos ao ministério, 40% das matrículas já estavam sendo autorizadas à distância. Nós suspendemos isso. E, com certeza, deverá ser uma das áreas que nós vamos garantir que seja feita 100% presencial”, disse o ministro, durante evento do movimento Todos pela Educação em São Paulo.

Essa informação havia sido antecipada durante reunião entre o ministro e o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, em dezembro de 2024.

“Na ocasião, apresentamos ao ministro os dados comprovando o impacto negativo do EaD na Enfermagem e explicando para ele nossas preocupações em relação a maneira que essa modalidade de ensino compromete a assistência à saúde da população. Felizmente, ele foi sensível aos nossos argumentos”, considera o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Em dezembro de 2024, o Cofen lançou o documentário “Formação em risco: o impacto do EaD na Enfermagem”, com o depoimento de alunos, professores, especialistas e autoridades sobre o assunto. O filme desvendou o universo precário dos polos EaD e a falta de campos de estágio para os alunos desses cursos. Para assistir, clique aqui.

O MEC vai anunciar um novo marco regulatório para o setor em breve. “Já conversei com o presidente, deverá ser assinado e publicado nos próximos dias. Vamos normatizar devidamente áreas que poderão ser feitas de forma remota, aquelas que têm que ser 100% presencial e aquelas que podem ser de forma híbrida”, disse Camilo Santana.


Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES