O 1º Encontro Nacional de Ouvidores do Cofen/ Conselhos Regionais de Enfermagem reuniu ouvidores de todo o Brasil para debater e alinhar, de forma integrada, os rumos da ouvidoria no âmbito da Enfermagem.
A discussão foi marcada pelo lançamento do novo Manual Nacional das Ouvidorias, previsto para outubro de 2025 e a implementação da padronização dos fluxos e rotinas administrativas. Os instrumentos organizam procedimentos, fortalecem a escuta e aprimoram a resolutividade das manifestações recebidas.
“O encontro se consolidou como um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de práticas alinhadas aos princípios da transparência, ética, inovação tecnológica e melhoria contínua,” destaca Eduardo Souza, ouvidor-geral do Cofen.
Durante o encontro também foram apresentadas a implementação dos métodos de memorização. Tais fluxos estabelecem critérios para classificar e padronizar manifestações em prioridades, fluxos, rotinas e prazos em âmbito nacional:
1ª Etapa – Método DIA (macroestrutura)
Denúncias → irregularidades/ilícitos
Informações → atualização normativa
Acompanhamento → do início ao fim, com prazos e transparência
2ª Etapa – Método JALECO (priorização das denúncias)
Judiciais/Jurídicas
Assédio / Discriminação / Agressão
Legislação descumprida
Eticas (Código de Ética)
Conselhos/Conselheiros
Outros demandantes
3ª Etapa – Método PROSA (gestão e execução)
Prazos → controle rigoroso
Rotinas → padronização de trâmites
Orientações/Outras demandas
Solicitações técnicas
Assuntos administrativos
“Essa nova forma de integração e modernização das ouvidorias. Com alinhamento técnico-administrativo e métodos inovadores, consolida-se uma ouvidoria capaz de oferecer atendimento humanizado, escuta qualificada e respostas resolutivas, fortalecendo a Enfermagem brasileira e a defesa dos direitos da sociedade”, afirma.
Estiveram presentes ouvidores e representantes do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO), e de forma remota os ouvidores de Ceará (CE), Piauí(PI) e Goiás (GO) demonstrando a capilaridade e representatividade do Sistema.
Fonte: Ascom/Cofen