O Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro, sediou, em 3 de dezembro de 2025, o Encontro Técnico de Enfermagem Petrobras, evento anual que reúne enfermeiros e técnicos de Enfermagem da companhia para atualização profissional, fortalecimento do senso de pertencimento e integração entre pares.
Com o tema “Saúde e o Futuro do Trabalho”, a programação foi construída a partir de levantamento prévio com os profissionais e organizada em três eixos: Saúde Mental, Tecnologias e Inovação na Saúde e na Enfermagem e Longitudinalidade do Cuidado.
A abertura do encontro contou com a presença do primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), James Francisco Pedro dos Santos, da gerente geral de Saúde da Petrobras, Lilian Monteiro Ferrari Viterbo, da técnica de Enfermagem da Petrobras, Kelly Cristina de Oliveira Vieira, e do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Sergio Aparecido Cleto.
Além da cerimônia inicial, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais contribuiu ao longo de todo o dia, com apresentações relacionadas ao programa “Cuidar e Ser Cuidado”, do Coren-SP, e participação nas mesas de discussão técnica.
Para o primeiro-tesoureiro do Cofen, James Francisco Pedro dos Santos, o encontro reafirma o papel estratégico da Enfermagem em diferentes frentes de atuação. “Este é um momento fundamental para ampliar o debate sobre a atuação da Enfermagem no contexto offshore, um campo de trabalho cada vez mais relevante para a saúde e para a sociedade brasileira. Garantir a presença qualificada dos profissionais de Enfermagem nesse cenário, com segurança, autonomia, valorização e excelência técnica, faz toda a diferença. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais atua justamente para assegurar que a Enfermagem esteja preparada, reconhecida e presente em todas as áreas onde o cuidado é essencial”, destacou.
Saúde mental e autocuidado abriram a programação
No período da manhã, os participantes foram convidados a refletir sobre Saúde Mental, com foco em autocuidado e assistência. O eixo contou com as palestras “Gestão de Emoções: o caminho para fortalecer a saúde mental e impulsionar a prática profissional”, ministrada por Eugênio Dantas, e “Estratégias de autocuidado em saúde mental para quem está cuidando”, com Kenny Paolo Ramponi.
Tecnologia e inovação na Enfermagem
À tarde, a mesa dedicada a Tecnologias e Inovação reuniu o primeiro-tesoureiro do Cofen, James Francisco Pedro dos Santos, a dentista da Petrobras, Erika Ribeiro Naegele Pessurno, e o enfermeiro da Sersim/Petrobras, Murilo Gonçalves Soares, com mediação da enfermeira da Petrobras, Marcela Almeida Baptistini. O debate abordou tendências e avanços tecnológicos aplicados à saúde e à prática da Enfermagem.
Fonte: Ascom/Cofen



