A Enfermagem pode transformar o atendimento a vítimas de violência por meio de técnica e cuidado. Entre os dias 8 e 10 de setembro, cursos e sessões científicas voltados para a Enfermagem Forense estarão disponíveis no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).
Entre as atividades, Mônica Azevedo conduzirá o curso Atuação do Enfermeiro no Atendimento à Vítima de Violência Sexual. Já Antônio Coutinho, coordenador da Comissão de Enfermagem Forense do Cofen, apresentará a sessão Enfermagem Forense: da Expectativa à Realidade no Brasil, reunindo especialistas para discutir os desafios e avanços da área no país.
“A participação da Enfermagem Forense no CBCENF permite uma discussão técnica e científica sobre a proteção de pessoas vulneráveis, haja vista o alto índice de violência que assistimos diariamente em nosso país contra mulheres, crianças, idosos e grupos LGBT. A discussão desse tema é importante para o sistema de saúde e para a proteção de pessoas que não recebem assistência do poder público”, afirmou Coutinho.
Programação
(08/09) Sala 101B – Sergio Rezende (Cofen)
• 13h00 – 16h00 – Atuação do enfermeiro no atendimento à vítima de violência sexual
Facilitadora: Mônica das Graças de Azevedo
(10/09) Sala 04 – Enf. Oda de Oliveira
• 15h30 – 17h15 – Sessão Científica: Enfermagem Forense: da Expectativa à Realidade no Brasil
Coordenador: Antônio José Coutinho de Jesus
Palestrantes:
• Carlos Eduardo Vidal da Silva
• Mônica Chaves
• Zenaide Cavalcante de Medeiros Kernbeis
Fonte: Ascom/Cofen