30.5 C
Brasília
Quarta-feira, Fevereiro 19, 2025
InícioDestaque BrasilEnfermeiros brasileiros conquistam reconhecimento profissional na Alemanha

Enfermeiros brasileiros conquistam reconhecimento profissional na Alemanha

Kleber Karpov

Por Sarah Silva

A jornada de profissionais de Enfermagem brasileiros tem apresentado resultados positivos e histórias de sucesso na Alemanha. Desde a chegada deles ao país, em setembro de 2023, esses profissionais conquistaram o reconhecimento no sistema de saúde alemão após um período de intenso aprendizado e preparação no Helios Park-Klinikum Leipzig, um hospital de grande porte em Leipzig, parte da Helios Kliniken – uma das maiores redes privadas de hospitais da Europa.

O programa tinha como objetivo facilitar a emigração de enfermeiras e enfermeiros brasileiros que desejavam exercer a profissão na Alemanha e obter um visto de residência. Além disso, ofereceu às empresas e organizações alemãs a oportunidade de realizar recrutamentos seguros e sem custos para os participantes, garantindo benefícios especiais.

Iniciado em novembro de 2022, o projeto foi uma oportunidade para enfermeiros comprometidos que buscaram expandir seus horizontes e adquirir experiência em um dos sistemas de saúde mais desenvolvidos do mundo. Durante essa fase de transição, os profissionais passaram por treinamentos rigorosos e adaptações culturais, preparando-se para os desafios da profissão na Alemanha. Atualmente, eles estão plenamente integrados ao sistema de saúde alemão, desempenhando suas funções com excelência e contribuindo para o atendimento de qualidade aos pacientes.

Essa iniciativa fez parte de um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Agência Federal de Emprego Alemã (Bundesagentur für Arbeit).

Para a enfermeira Allana Souza, de Pernambuco, que atua em um hospital na cidade de Chemnitz, trabalhar na Alemanha tem sido uma experiência desafiadora e enriquecedora. As diferenças culturais, especialmente na abordagem do cuidado com o paciente e na estrutura do sistema de saúde, exigem adaptação e resiliência. “A formação que recebemos no Brasil nos dá uma base sólida, o que ajuda muito. O currículo da Enfermagem brasileira é abrangente, nos prepara tecnicamente e enfatiza a valorização do cuidado humanizado, algo frequentemente elogiado pelos pacientes. Isso nos permite atuar com competência em diferentes contextos”, destaca Allana.

Ela também ressalta a importância do suporte oferecido pelo programa do Cofen em parceria com a Alemanha: “A parceria do Cofen com a Agência Federal de Emprego Alemã foi fundamental nesse processo, pois me trouxe mais segurança para atuar no exterior. Ter um órgão como o Cofen fiscalizando e apoiando essa mobilidade profissional foi essencial, tanto para garantir respaldo diante dos desafios quanto para valorizar nossa formação e experiência.”

O enfermeiro Murillo Ribeiro de Mattos, do Rio de Janeiro, atuante em Leipzig, conta que o processo foi conduzido de forma clara e detalhada, o que lhe proporcionou segurança. “Todo dia é um desafio em um país novo, mas, apesar das diferenças no trabalho e das barreiras linguísticas, nossa formação no Brasil nos oferece todo o embasamento prático e teórico necessário para atuar na Alemanha”, afirma.

Enfermeiros brasileiros conquistam reconhecimento profissional na Alemanha
Programa ofereceu às empresas e organizações alemãs a oportunidade de realizar recrutamentos seguros e sem custos para os participantes

Já para Milena Rosa, enfermeira que também atua em Leipzig, o trabalho de Enfermagem na Alemanha apresenta algumas diferenças em relação ao Brasil. “Aqui, temos muitas responsabilidades que normalmente seriam atribuídas ao técnico de Enfermagem, como banho no leito, troca de fraldas e higiene pessoal. Outras funções que seriam nossas no Brasil são delegadas aos médicos, como a inserção de acesso venoso. Os plantões são divididos em três turnos de 8 horas: manhã, tarde e noite. No geral, na estação em que trabalho, fomos muito bem recebidos, principalmente por já haver outros estrangeiros trabalhando aqui há anos”, conta.

Ela conclui ressaltando a importância da parceria do Cofen com a Alemanha: “Foi essencial, não só para o nosso preparo no idioma antes de virmos, mas também para nossa segurança aqui. O apoio do Cofen fez com que o hospital nos olhasse de forma diferente, sabendo que viemos com suporte e não estávamos sozinhos”, finaliza.

A segunda-secretária do Conselho Federal de Enfermagem, Helga Bresciani, enfatiza que a experiência desses enfermeiros brasileiros reforça o valor da capacitação e da busca por novas oportunidades no exterior. “Com empenho e dedicação, eles alcançaram uma importante conquista profissional e pessoal, tornando-se exemplos para outros profissionais que desejam seguir um caminho semelhante”, afirma.


Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES