O Conselho Nacional de Saúde (CNS) abriu, nesta semana, inscrições para compor a gestão 2024/2027. Entidades e movimentos sociais interessados em participar das eleições, seja como candidato ou eleitor, devem se inscrever até 25 de setembro, às 18h (horário de Brasília). Poderão participar do processo eleitoral entidades e movimentos sociais das usuárias e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos profissionais de saúde, incluída a comunidade científica, dos prestadores de serviços de saúde e das entidades empresariais com atividades na área de saúde.
A listagem final das entidades e dos movimentos sociais nacionais habilitados para participarem da eleição como eleitoras e/ou candidatas, será divulgada no dia 23 de outubro e a eleição será realizada em 12 de novembro. Acesse a íntegra do edital e o formulário de inscrição.
Instância máxima de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), o CNS é composto por 48 conselheiros titulares, além dos respectivos primeiros e segundos suplentes. Os conselheiros representam os seguimentos de usuários (SUS), trabalhadores, gestores do SUS e prestadores de serviços em saúde. Além do Ministério da Saúde, fazem parte do CNS movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica, entidades de prestadores de serviço e entidades empresariais da área da saúde.
Fonte: Ascom/Cofen, com informações do CNS