A programação da tarde do I Seminário Nacional de Ética Profissional (Senep) foi dedicada à análise das práticas administrativas e procedimentais que envolvem os processos éticos na Enfermagem. Em dois momentos complementares, os debates abordaram a importância da gestão eficiente, da padronização de fluxos e da conciliação como instrumento de aprimoramento das relações institucionais e da resolução de conflitos.
O primeiro painel, “Como estamos fazendo a gestão de processos éticos nos Conselhos Regionais de Enfermagem?”, reuniu representantes dos Conselhos Regionais do Ceará, Paraíba e Minas Gerais, sob coordenação do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen. A discussão apresentou diferentes perspectivas sobre os desafios da tramitação processual e destacou a necessidade de integração entre os regionais para garantir mais celeridade, segurança e transparência nas decisões.
Ao encerrar o primeiro dia de atividades, o tema “Conciliações nas Câmaras Éticas: da teoria à prática” reforçou o papel do diálogo e da mediação como mecanismos de fortalecimento da ética profissional. O painel reuniu representantes dos Conselhos Regionais do Piauí, Maranhão e São Paulo, que apresentaram experiências sobre a condução de conciliações e ressaltaram o impacto positivo dessas práticas na valorização do exercício profissional e na consolidação de uma cultura institucional mais humanizada.
O evento segue nesta quinta-feira (16) com novas conferências e painéis temáticos sobre ética e gestão profissional.
Fonte: Ascom/Cofen