Com o propósito de ampliar o olhar da Enfermagem para uma assistência que respeite saberes, culturas e identidades, teve início , na última segunda-feira (9), na sede do Conselho Regional do Maranhão (Coren-MA), em São Luís, o I Fórum de Diálogos sobre o Cuidado Diferenciado na Atenção à Saúde Indígena. O evento busca fortalecer o debate sobre a atuação profissional junto aos povos originários, valorizando uma prática intercultural e socialmente sensível.
De acordo com o presidente do Coren-MA, José Carlos Júnior, a iniciativa busca ampliar o olhar da Enfermagem sobre o cuidado em contextos interculturais. “Nosso objetivo é fortalecer a práxis intercultural, promovendo o diálogo e aproximando a Enfermagem das realidades dos povos originários, qualificando a assistência e respeitando seus saberes, culturas e modos de vida”, destacou.
Para a conselheira federal Kelly Inaiane, a realização do Fórum é fundamental para fortalecer a atuação da Enfermagem junto aos povos originários, com foco na saúde indígena e na valorização profissional. Segundo ela, é essencial garantir que os profissionais disponham de estrutura e condições adequadas de trabalho, favorecendo melhor desempenho e impactando positivamente na assistência prestada e na proteção da sociedade.
Dando continuidade à programação, uma comitiva do Conselho seguiu para os municípios de Grajaú e Barra do Corda, onde serão realizadas visitas técnicas a polos e unidades de saúde indígena. As ações visam proporcionar uma aproximação direta com as realidades vivenciadas nos territórios e fortalecer o diálogo entre a Enfermagem e as comunidades indígenas.
Câmara Técnica
Durante a programação foram empossados os integrantes da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários, incluindo como coordenador Manoel Daniel Neto e integrantes Itamar dos Santos de Morais, Ramon Pinheiro e Pinheiro e Enedina Maria de Melo, além da apresentação do plano de trabalho da Câmara para o exercício de 2026. Estão previstos ainda debates sobre o cuidado diferenciado e intercultural na saúde indígena e atividades técnicas em campo.
Também estiveram presentes João Batista de Lima, conselheiro federal e coordenador da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); José Francisco dos Santos e José de Ribamar Ross, membros da Câmara Técnica do Cofen; além de Lucas Tavares, diretor secretário do Coren-MG, Eurides de Souza, conselheira do Coren-AM, e das colaboradoras Simone Gamenha e Karine Arras, também do Coren-AM.
Fonte: Coren-MA




