O I Seminário Nacional de Ética Profissional (Senep) chegou ao fim nesta sexta-feira (17), em Itapema (SC), consolidando-se como um marco para a Enfermagem brasileira. Ao longo de quatro dias de intensa programação, o seminário destacou-se pela profundidade dos temas abordados, pelo engajamento dos participantes e pelos resultados concretos na construção de uma cultura ética mais sólida e integrada.
O presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou o sucesso da iniciativa e reforçou o compromisso da autarquia com o aprimoramento permanente da conduta ética e da valorização profissional. “Nós procuramos fazer o melhor e espero que tenham gostado. Temos muita gente comprometida com a área da ética dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, e isso nos dá um alento muito grande.

Neri relembra que, desde 2008, o Conselho defende a criação de um sistema único de informação, e após várias tentativas, conseguimos evoluir para um modelo sólido e moderno, que representa um salto histórico para o Sistema.
A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, anfitriã do evento, ressaltou a relevância da programação e o impacto direto das ações do Sistema na vida dos profissionais. “Cada vez mais, estamos melhorando nossos processos e fluxos de trabalho, aproximando o Conselho dos profissionais. Quando dizemos que a carteira profissional, o registro e o acompanhamento ético agora são digitais, o profissional se emociona. Ele sabe que não precisará mais viajar centenas de quilômetros para renovar sua carteira. Isso mostra o quanto avançamos”, afirmou.
A segunda-secretária do Cofen, Helga Bresciani, enfatizou o caráter humano e colaborativo que sustentou o sucesso do evento. “A gente só é grande porque é feito por pessoas que têm compromisso com a Enfermagem e com a sociedade brasileira. Muito obrigada”, afirmou.
O vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, também agradeceu o empenho dos Conselhos Regionais e das equipes envolvidas. “A marca que temos é para comemorar e agradecer o esforço que cada Conselho Regional teve para trazer seus grupos e suas equipes, que puderam sair daqui com muitas reflexões e motivação para darmos um salto de qualidade e de celeridade em todas as áreas que discutimos”, declarou.
A programação do último dia contou com a conferência “Bioética e Ética no Exercício Profissional”, ministrada por Mauro da Silva, Segundo-Secretário do Coren-SP, e coordenada pela representante da Comissão Nacional de Técnicos de Enfermagem (Conatenf), Nilza da Silva. Em seguida, a apresentação “SIGEN – módulo Processos Éticos: avanços e desafios”, conduzida pelo chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC/Cofen), Davi Vieira, destacou o papel da inovação tecnológica no aperfeiçoamento da gestão ética.
Fonte: Ascom/Cofen