Kleber Karpov
Por Kleber Karpov
O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), foi recebido pelo deputado federal, Lindbergh Farias (PT), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21/2024, que promove o enquadramento dos servidores públicos federais ocupantes do cargo de auxiliar de enfermagem para a carreira dos técnicos de enfermagem. Reconhecido por atuar em todo país em prol da Enfermagem, Vianna pediu ao colega parlamentar, a previsão, na PEC, da extensão dos efeitos da proposição também aos servidores de estados e municípios.
“Eu estou aqui com o deputado distrital Jorge Vianna, que é o lutador da causa da enfermagem em Brasil e no Brasil. E vinha me falar sobre uma PEC apresentada por mim, que transforma, no caso dos servidores públicos federais, os ocupantes de cargo de auxiliar de enfermagem para a carreira de técnicos de enfermagem. E o deputado está achando que a gente tem que ampliar isso, né?”, questionou Farias.
Ao confirmar a demanda apresentada ao deputado federal, Vianna apontou ser “uma grande sacada e uma grande ajuda” aos servidores de nível médio. O distrital pontuou ainda, a existência de uma grande quantidade de auxiliares de enfermagem que embora exerçam a função de técnicos, inclusive entre servidores estaduais e municipais, ainda são remunerados na função auxiliar.
“A gente sabe que o Brasil inteiro tem muitos auxiliares que fazem serviço de técnico, mas que hoje, inclusive, recebem como auxiliar. E fazem atividade de técnico, e é por isso que a gente começou a fazer uma campanha nacional para que os prefeitos, os governadores, fizessem esse reenquadramento, a mudança da legislatura. E com o seu projeto agora, dar segurança aos prefeitos para que eles não tenham medo de fazer isso. Então, a gente pede que nesse projeto inclua os estados e os municípios. Assim, todos nós, auxiliares de enfermagem, podemos exercer a carreira de técnico de enfermagem.”, disse Vianna.
Segurança
Nas redes sociais Vianna, comentou a importância da aprovação da PEC 21/2024, tanto para os auxiliares em enfermagem, mas sobretudo a prefeitos e governadores de todo país, por garantir segurança no funcionalismo público.
“Com a PEC apresentada pelo deputado federal Lindbergh Farias, estamos garantindo mais segurança para que estados e municípios adotem essa mudança, beneficiando milhares de profissionais que já desempenham funções de técnico, mas ainda não são reconhecidos como tal.”, disse Vianna oo ratificar que “Essa é mais uma etapa de uma caminhada que começou há muito tempo e que só será concluída quando todos os profissionais forem valorizados e reconhecidos como merecem.