Médicos colaboradores e residentes do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) participaram, nesta terça-feira (16), de evento de capacitação que contou com a exibição de vídeo de cirurgia torácica ao vivo.
O evento sobre oncologia e cirurgia torácica, chamado Oncologia, Pulmão de A a Z, contou com a participação da médica Paula Ugalde. Depois de longo período em Quebec (Canadá), ela está há dois anos no Brigham and Women’s Hospital, da Universidade de Harvard, a mais antiga e conhecida instituição acadêmica dos Estados Unidos, com 150 laureados com o Prêmio Nobel.
Ex-residente do Hospital de Base, Ana Raquel Graciano é um exemplo de fruto colhido com a parceria. Atualmente, ela é colega de Paulo Ugalde, em Harvard.
“A importância desse evento está relacionada principalmente à presença da Paula Ugalde”, comentou o médico Humberto Alves, cirurgião torácico que trabalha há 23 anos no Hospital de Base. “Ela é uma cirurgiã renomada no mundo inteiro”, reforçou.
Paula Ugalde é chilena, mas foi naturalizada brasileira ainda na infância. No Brasil, ela foi a principal responsável pela inclusão da videocirurgia na cirurgia torácica, relatou o cirurgião, que colaborou com a organização do evento.
Referência
Na videocirurgia, Paula compartilhou detalhes técnicos sobre procedimento cirúrgico de rotina e avanços que acontecem nos melhores lugares do mundo. “Essa parceria entre o instituto e Harvard, por intermédio da doutora Paula Ugalde, é muito relevante e consolida o Hospital de Saúde como referência em cirurgia torácica”, assinalou Alves.
Também participou da videocirurgia a médica brasileira Isabella Optiz, vinda diretamente de Zurique, Suíça, reforçando a qualidade do evento, conforme destacou a chefe de cirurgia torácica do HBDF, Lucy Anne. Os médicos Thiago Pinto, patologista; Marta Santos, oncologista clínica; Jefferson Fontinele e Silva, pneumologista; Matheus Veloso Paulino, radiologista intervencionista; Martha Santos; e Caio Neves, oncologista; também participaram do evento.