Enfermagem Unida

Nota de repúdio

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) repudia e solicita retratação a respeito da fala e o comportamento do Vereador Lucas Zacarias em relação aos profissionais de enfermagem, especialmente ao enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perimetral, em Santo André, na Grande São Paulo. Durante a suposta “fiscalização” realizada pelo vereador, o profissional foi humilhado, tendo sua imagem pessoal e profissional violada.

Atentando contra o direito à preservação da imagem do enfermeiro que, conforme previsto no artigo 21 do Código de Ética da Enfermagem, durante o desempenho de suas atividades laborais, o profissional tem o direito de negar-se a ser filmado ou fotografado e exposto em mídias sociais.

Ao adentrar o serviço de saúde, alegando exercer uma atribuição parlamentar, e se recusar a dialogar com o enfermeiro por não o reconhecer como “responsável”. Esse ato fere o princípio da isonomia, garantido no artigo 5º da Constituição Federal, que assegura que todos são iguais perante a lei e submetidos às mesmas regras jurídicas, além disso, enfermeiras/os tem aporte teórico e científico para prestar assistência aos pacientes e seus familiares, também podem ocupar cargos administrativos e de gestão nas esferas pública (federal, estadual e municipal), bem como em toda a rede privada de saúde.

Para a presidente do SEESP, Elaine Leoni, essa atitude reforça a importância de uma vigilância constante nos locais de trabalho da categoria, para garantir a dignidade dos profissionais, acima de qualquer interesse eleitoreiro. “Juntos somos mais fortes. Não se cale. O SEESP está aqui para oferecer todo o suporte e apoio às enfermeiras e enfermeiros em situações como essas e/ou em outras”, afirmou Leoni.

Filie-se ao SEESP!

O post Nota de repúdio apareceu primeiro em SEESP.

Source link

Exit mobile version