24.5 C
Brasília
Quarta-feira, Setembro 3, 2025
InícioDestaque BrasilReanimação neonatal salva vidas e evita sequelas em recém-nascidos

Reanimação neonatal salva vidas e evita sequelas em recém-nascidos

Enfermeira neonatologista Sandra Cavati faz demonstração de técnica de reanimação

A reanimação neonatal é uma das competências mais críticas e sensíveis da prática em Enfermagem. No momento do nascimento, cada segundo é decisivo: cerca de 10% dos recém-nascidos necessitam de alguma intervenção para iniciar a respiração, e aproximadamente 1% requer medidas avançadas de reanimação.

A hipóxia neonatal — falta de oxigénio para o feto ou recém-nascido — pode causar danos neurológicos irreversíveis, como paralisia cerebral. “Cada profissional de Enfermagem faz a diferença! O compromisso da Enfermagem com a vida do recém-nascido se traduz em cada ato realizado em sala de parto, UTI neonatal, enfermarias ou maternidades. O domínio da Reanimação Neonatal, aliado ao apoio ao aleitamento materno, representa não apenas uma habilidade técnica, mas um dever ético, legal e humano”, avalia Sandra Cavati, Conselheira do Coren-ES e Membro da Câmara Técnica de Enfermagem de Saúde da Criança e do Neonato.

Curso de Reanimação Neonatal

O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) oferecerá Curso de Reanimação Neonatal, voltado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, no dia 8 de setembro, no período vespertino. Com duração de 4h, a capacitação será realizada na metodologia teórico-prático, permitindo demonstrações e simulações para desenvolver habilidades e a tomada de decisão em situações críticas. O

“A equipe que compõe a reanimação neonatal na sala de parto é composta por três profissionais: pediatra, enfermeiro e técnico ou auxiliares de Enfermagem. O papel mais importante da Enfermagem neste processo é fazer a identificação rápida das intercorrências e alterações para que a intervenção seja feita de forma oportuna, nos primeiros 30 segundos do bebê”, explica Sandra Cavati.

As diretrizes de assistência preconizam: 1) avaliação rápida do recém-nascido logo após o nascimento; 2) intervenções escalonadas, que variam desde o aquecimento e estímulo tátil até o uso de ventilação com pressão positiva e manobras avançadas; 3) ventilação eficaz como passo fundamental para a reversão da asfixia neonatal;

27º CBCENF 

 Salvador receberá, de 8 a 11 de setembro de 2025, o 27ª edição do Congresso Brasileiro. Com o tema  “Tecnologias e inovações em Enfermagem: qualidade, eficiência e segurança do cuidar”, o congresso contará com mais de 60 atividades científicas, incluindo cursos, oficinas, sessões científicas, palestras, lançamentos de livros e simulações realísticas.

 

 

Fonte: Ascom/Cofen – Clara Fagundes

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES