23.5 C
Brasília
Domingo, Dezembro 21, 2025
InícioDestaquesSaúde do DF prorroga validade de concurso público para técnico de enfermagem

Saúde do DF prorroga validade de concurso público para técnico de enfermagem

Seleção passa a vigorar até dezembro de 2027; edital ofertava 200 vagas imediatas e 1.000 oportunidades no cadastro reserva

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) prorrogou a validade do concurso público para técnico de enfermagem do edital foi lançado em maio de 2023. Conforme publicação do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quarta-feira (05/Nov), o prazo do certame foi  estendido de dezembro de 2025 para dezembro de 2027.

Organizado pela Fundação de Apoio Tecnológico (Funatec), o concurso teve as provas aplicadas aos candidatos em setembro de 2023. O resultado final da seleção foi homologado em dezembro do mesmo ano. A seleção ofereceu 200 vagas imediatas e outras 1.000 oportunidades destinadas à formação de cadastro de reserva. À época do lançamento do edital, o salário inicial era superior a R$ 1,7 mil para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Sinalização?

Na última semana, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), em entrevista na Rádio Metrópoles, pediu ao governador Ibaneis Rocha (MDB), a contratação de profissionais de Saúde. O parlamentar descreveu um cenário de sobrecarga extrema na rede pública, enfatizando a necessidade de mais técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores de ambulância. Segundo Vianna, o déficit de pessoal tem resultado em um alto índice de atestados médicos por exaustão e na paralisação de veículos de emergência.

“Ali no pronto-socorro de Taguatinga, que era para ter dez técnicos de enfermagem trabalhando no pronto-socorro de Taguatinga. Quando você chega no plantão, tem só você e mais dois, o que você faz cara? Você tem desespero, o cara pira, o que nós temos de atestado de pessoas cansadas, de pessoas esgotadas mentalmente, não é brincadeira”, disse Jorge Vianna ao observar que o “alto índice de atestado de até três dias” que, segundo estatísticas analisadas pelo parlamentar, indicam “cansaço”.

Vianna também lembrou ainda a situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao afirmar que ambulâncias novas adquiridas pelo GDF estão paradas “porque não tem médico, condutor e técnico de enfermagem”.

Outro segmentos

Vianna elogiou a iniciativa e empenho do governador, em relação à Segurança Pública do DF, ao que classificou de ser “de longe” ser “o melhor governo para a segurança pública do Distrito Federal da história”. Ou ainda dos investimentos na Educação, em que Rocha “vai chamar 3 mil professores agora”, após já ter convocado 12 mil profissionais para a pasta.

O deputado contrapôs os números com as nomeações na saúde. “Mas técnico de enfermagem chamou só 400 no governo inteiro dele. Enfermeiros, 800”, afirmou Vianna, ao reiterar o apelo por novas convocações.

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES