22.6 C
Brasília
Quinta-feira, Novembro 6, 2025
InícioDestaquesSaúde do DF prorroga validade de concurso público para técnico de enfermagem

Saúde do DF prorroga validade de concurso público para técnico de enfermagem

Seleção passa a vigorar até dezembro de 2027; edital ofertava 200 vagas imediatas e 1.000 oportunidades no cadastro reserva

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) prorrogou a validade do concurso público para técnico de enfermagem do edital foi lançado em maio de 2023. Conforme publicação do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quarta-feira (05/Nov), o prazo do certame foi  estendido de dezembro de 2025 para dezembro de 2027.

Organizado pela Fundação de Apoio Tecnológico (Funatec), o concurso teve as provas aplicadas aos candidatos em setembro de 2023. O resultado final da seleção foi homologado em dezembro do mesmo ano. A seleção ofereceu 200 vagas imediatas e outras 1.000 oportunidades destinadas à formação de cadastro de reserva. À época do lançamento do edital, o salário inicial era superior a R$ 1,7 mil para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Sinalização?

Na última semana, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), em entrevista na Rádio Metrópoles, pediu ao governador Ibaneis Rocha (MDB), a contratação de profissionais de Saúde. O parlamentar descreveu um cenário de sobrecarga extrema na rede pública, enfatizando a necessidade de mais técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores de ambulância. Segundo Vianna, o déficit de pessoal tem resultado em um alto índice de atestados médicos por exaustão e na paralisação de veículos de emergência.

“Ali no pronto-socorro de Taguatinga, que era para ter dez técnicos de enfermagem trabalhando no pronto-socorro de Taguatinga. Quando você chega no plantão, tem só você e mais dois, o que você faz cara? Você tem desespero, o cara pira, o que nós temos de atestado de pessoas cansadas, de pessoas esgotadas mentalmente, não é brincadeira”, disse Jorge Vianna ao observar que o “alto índice de atestado de até três dias” que, segundo estatísticas analisadas pelo parlamentar, indicam “cansaço”.

Vianna também lembrou ainda a situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao afirmar que ambulâncias novas adquiridas pelo GDF estão paradas “porque não tem médico, condutor e técnico de enfermagem”.

Outro segmentos

Vianna elogiou a iniciativa e empenho do governador, em relação à Segurança Pública do DF, ao que classificou de ser “de longe” ser “o melhor governo para a segurança pública do Distrito Federal da história”. Ou ainda dos investimentos na Educação, em que Rocha “vai chamar 3 mil professores agora”, após já ter convocado 12 mil profissionais para a pasta.

O deputado contrapôs os números com as nomeações na saúde. “Mas técnico de enfermagem chamou só 400 no governo inteiro dele. Enfermeiros, 800”, afirmou Vianna, ao reiterar o apelo por novas convocações.

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES