É com grande apreço que Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) recebe a moção do vereador Luiz Rossini a respeito da PEC 19/2024, de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que está em tramitação e aguarda a designação do relator. Essa proposta busca estabelecer que o piso salarial seja definido com base em uma jornada máxima de 30 horas semanais, com o objetivo de proteger esses profissionais da sobrecarga e garantir uma maior qualidade no atendimento à população.
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) reforça que além desta luta, profissionais da Enfermagem enfrentam diversos desafios, como o combate ao assédio moral, a falta de salas de descanso adequadas, o dimensionamento inadequado de pessoal e as questões relativas à aposentadoria especial.
A presidente do SEESP, Elaine Leoni, manifesta seu apoio a essa proposta e agradece ao parlamentar por se engajar em uma causa de extrema importância para a enfermagem, especialmente para as/os Enfermeiras/os.
“A redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais é uma medida fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar da categoria. Esta mudança não apenas permitirá uma melhor recuperação física e mental dos profissionais, mas também contribuirá para a diminuição dos índices de burnout e estresse, comuns na nossa profissão devido à alta demanda e sobrecarga de trabalho, uma vez que há tensão em lidar o tempo todo com doenças e mortes”, menciona Leoni.
Para a secretária-geral do SEESP, que também ocupa o cargo de presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordena o Fórum Nacional da Enfermagem: “A vinculação do piso salarial à jornada de 30 horas semanais é um passo crucial para a valorização da profissão e para assegurar que os trabalhadores recebam uma remuneração justa e compatível com as suas responsabilidades. Esta medida ajudará a atrair e reter profissionais qualificados, além de melhorar a qualidade do atendimento à população” concluiu.
Juntos, somos mais fortes e capazes de alcançar avanços significativos para nossa profissão e para a saúde pública como um todo.