Termina nesta segunda (8) o prazo para inscrição gratuita no I Simpósio de Saúde Funcional: da prática clínica à evidência científica. Promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), o simpósio ocorrerá nesta terça (9) e na quarta-feira (10), das 8h às 18h, no auditório do Hospital Regional de Santa Maria – HRSM, em uma realização do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nuepe) da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep).
“O simpósio atualizará os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional, mas outros profissionais da área da saúde e até mesmo estudantes podem participar”Danielle Cristina Rodrigues Fontenele, chefe do Serviço de Saúde Funcional do HRSM
O evento tem por objetivo refletir sobre temas atuais para a assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional no âmbito hospitalar e ambulatorial, bem como ampliar o conhecimento das demais categorias profissionais acerca da atuação das duas áreas.
“Todos os profissionais da saúde estão convidados para participar e se tornar protagonista na sua área de atuação”, ressaltou a chefe do Serviço de Saúde Funcional do HRSM, Danielle Cristina Rodrigues Fontenele. “O simpósio atualizará os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional, mas outros profissionais da área da saúde e até mesmo estudantes podem participar.”
Para participar, clique aqui.
“O instituto promove cursos de capacitação e simpósios rotineiramente, voltados para os profissionais e também para os estudantes da área da saúde. Sabemos o quanto a transmissão do conhecimento é eficaz nessas atividades”Emanuella Ferraz, diretora de Ensino, Educação e Pesquisa do IgesDF
A diretora de Ensino, Educação e Pesquisa do IgesDF, Emanuella Ferraz, reforça a importância de ações como essa, que ensina aos estudantes e recicla o conhecimento dos profissionais: “O instituto promove cursos de capacitação e simpósios rotineiramente, voltados para os profissionais e também para os estudantes da área da saúde. Sabemos o quanto a transmissão do conhecimento é eficaz nessas atividades”, explicou.
Confira a programação
Terça-feira (9)
8h – Credenciamento e abertura
9h – IRpA e gasometria
10h – Ventilação não invasiva
11h – Ventilação mecânica básica e assincronia paciente-ventilador
12h – Almoço
13h30 – Ventilação mecânica protetora e avançada
14h30 – Atuação do fisioterapeuta na urgência e emergência
15h30 – Intervalo
16h – Extubação e desmame ventilatório
17h – Reabilitação funcional X ventilação mecânica
Quarta-feira (10)
8h – Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde: raciocínio clínico
9h – Prescrição de exercícios para pacientes cardiopatas
10h – Interpretação clínica das variáveis funcionais para prescrição de exercício terapêutico – Você sabe fazer?
11h – Estimulação e reabilitação cognitiva
12h – Almoço
13h30 – Atuação do fisioterapeuta intraparto – biomecânica e técnicas de analgesia não farmacológica
14h30 – Reabilitação paliativa
15h30 – Intervalo
16h – Reabilitação no pós-operatório do imediato ao tardio
17h – Reabilitação ambulatorial