O 14º Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis) chegou ao fim nesta quinta-feira (8), em Vitória (ES), consolidando os Conselhos de Enfermagem como referências na fiscalização do exercício profissional. Durante quatro dias, fiscais, gestores, conselheiros federais e regionais, e advogados do sistema debateram os desafios e perspectivas da fiscalização, com o objetivo de assegurar a qualidade e a segurança da assistência.
Foram discutidas estratégias para aprimorar continuamente a fiscalização, com foco na integração das melhores práticas, na atualização dos procedimentos para enfrentar novos desafios, e na aplicação de ferramentas avançadas para assegurar a eficácia das ações. Os participantes compartilharam experiências e estratégias que fortalecerão o sistema de fiscalização, destacando a importância da colaboração entre os Conselhos Regionais e o Federal para manter elevados padrões na assistência de Enfermagem em todo o país.
No início da manhã, os participantes assistiram à palestra sobre planejamento e programação de Enfermagem, ministrada por Nazareno Ferreira Lopes, assessor da Gerência do Exercício Profissional do Coren-PI, Ravena Ferreira, coordenadora de Fiscalização do Coren-AC, o Gabriel Bongiolo, procurador jurídico do Coren-RO, e mediada pela chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Cofen, Tatiana Melo. O tema trouxe reflexões sobre a relevância de um planejamento eficaz para a organização dos serviços de Enfermagem, abordando aspectos legais e estratégicos envolvidos no processo de fiscalização. A palestra destacou a importância de uma programação bem estruturada para garantir a eficiência das ações de fiscalização e o impacto positivo na qualidade da assistência.
No encerramento, o presidente do Cofen, Manoel Neri, salientou que o Senafis é para quem compõem os Conselhos de Enfermagem. “A qualidade da programação foi excepcional, com a presença de membros do sistema, tanto advogados quanto fiscais, como palestrantes e expositores. O clima de otimismo que permeou o evento nos inspirou a lutar por dias melhores para nossa entidade e para o sistema de fiscalização”, disse.
Neri concluiu ressaltando que a edição deste ano rompeu com a centralização das edições anteriores, que se concentravam em apenas quatro estados — Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. “Estamos ansiosos para continuar avançando e promovendo a ética e a qualidade na fiscalização”, finalizou.
Wilton Patrício, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), frisou que em cada palestra e discussão, tivemos os participantes tiveram o privilégio de absorver vasto conhecimento e experiência. “O 14º Senafis nos fortaleceu para que possamos garantir uma assistência de Enfermagem segura e de qualidade em todas as regiões do país”, afirmou.
Planejamento e Programação de Enfermagem – No início da manhã, os participantes assistiram à palestra sobre planejamento e programação de Enfermagem, ministrada por Nazareno Ferreira Lopes, assessor da Gerência do Exercício Profissional do Coren-PI, Ravena Ferreira, coordenadora de Fiscalização do Coren-AC, e Gabriel Bongiolo, procurador jurídico do Coren-RO, com mediação da chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Cofen, Tatiana Melo. A palestra destacou a importância de um planejamento eficaz e uma programação bem estruturada para garantir a eficiência das ações de fiscalização e o impacto positivo na qualidade da assistência.
Fonte: Ascom Cofen